Cultura

Publicado: Quarta-feira, 22 de junho de 2016

Piquenique Literário do "Ler é Uma Viagem" ocorre durante julho em Itu

Evento terá mediações de leitura, saraus entre outras atrações.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Piquenique Literário do "Ler é Uma Viagem" ocorre durante julho em Itu
O objetivo do piquenique literário é estimular a prática da leitura

A cidade de Itu receberá ao longo do mês de julho, quatro edições do evento gratuito Piquenique Literário do projeto "Ler é Uma Viagem", que brinda toda a cidade com atividades criadas para envolver a população e levar aos espaços públicos a prática leitora, convidando pessoas de todas as idades para uma convivência prazerosa com os livros e a natureza.

As edições do evento ocorrem nos dias 9, 16, 23 e 31 de julho. Os dois primeiros dias do evento fazem parte da programação do "23º Festival de Artes de Itu". No dia 9 de julho (sábado), o piquenique e ocorre na Praça da Matriz, e no dia 16 de julho (sábado), será realizado no Parque Ecológico Chico Mendes.

Já nos dias 23 de julho (sábado) e 31 de julho (domingo), terá início a "1ª Leitura nas Férias" que acontecerão na Praça do Quartel e no Parque Ecológico Taboão.

Segundo o escritor peruano Mario Vargas Llosa, "um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias". Desta forma, o Piquenique Literário atua como instrumento importante para o desenvolvimento da cidade.

"A rua tem um cunho político e cultural, pois ela é esse lugar do encontro, que permite diversas linguagens e expressões para mediar a leitura", explica Élida Marques, coordenadora do projeto, que destaca a importância da cidade de Itu para o Piquenique Literário e todos os projetos do Programa "Ler é uma Viagem".

Com mais de 600 apresentações em inúmeras cidades do Brasil, e tendo sensibilizado mais de 35 mil pessoas ao prazer que a leitura proporciona, o projeto cultural tem sede no município, que pela primeira vez terá uma sequência de quatro eventos em um único mês.

"Por ser a casa do Ler é uma Viagem, a cidade de Itu merece todas estas edições. Considerada a Boca do Sertão e de importância histórica inigualável, a cidade pode plantar muitas sementes para virar a chave da democracia, proporcionando uma nova forma de ocupar as ruas e dar espaço à diversidade", explica Élida.

Voltado também à valorização da mulher na sociedade, o evento destacará textos de autoras, enaltecendo as escritoras clássicas e contemporâneas presentes na nossa literatura.

Quatro dias de atividades para todos

Acessível e inclusivo, com livros em braile e intérprete de LIBRAS, o Piquenique Literário valoriza o ambiente ao ar livre. "O espaço aberto de parques e praças sempre aumenta a criatividade e expande horizontes para a leitura, que também vai além das páginas dos livros", destaca Élida. O evento é simbolizado pela árvore de livros, em que são penduradas algumas obras nos galhos: os livros são, afinal, verdadeiros frutos a serem colhidos.

Além disso, o Piquenique Literário conta com mediadores de leitura que promovem uma nova abordagem sobre a prática leitora, com o papel de favorecer o encontro das pessoas com os livros, através de leitura em voz alta, leitura silenciosa, ao pé do ouvido, performances teatrais, entre outras atividades. Sarau, músicas e varal de poesias completam a gama de atividades culturais do projeto. "Também haverá o já tradicional espaço para troca de livros, por isso convidamos a todos para trazerem publicações de casa para trocarem por novas oportunidades de leitura", destaca a coordenadora do projeto.

Parceiros que se preocupam com o futuro

Ao longo de sua história e seus projetos, o Programa "Ler é uma Viagem" tem parceiros e apoiadores que se preocupam em construir um futuro melhor. Aprovado na Lei Rouanet e patrocinado pela CBMM, que patrocina o evento desde seu início, há 13 anos, nesta edição o Piquenique Literário é realizado com apoio cultural da Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Secretaria Municipal da Cultura. A inserção do Piquenique Literário no "23º Festival de Artes de Itu" coloca o evento em destaque na agenda cultural da cidade.

O Museu Republicano "Convenção de Itu", do Museu Paulista/USP, também é parceiro do evento, pois é lá que o Grupo Reinações desenvolve o Projeto "Na boca do sertão", onde as artesãs estão fazendo uma releitura dos azulejos através do bordado.

O "Piquenique Literário" proporciona a acessibilidade universal e conta com a presença de intérprete de LIBRAS, livros em braile e fácil acesso para pessoas com dificuldade de locomoção. Além disso, tem como diferencial a preocupação com o meio ambiente e conta com a consultoria da Cinema Verde, colaborando para que haja uma integração adequada com o ambiente ocupado e fazendo um evento com 0% de emissão de CO2. "Queremos inspirar o público atendido à prática de ações para diminuir o impacto ambiental no seu cotidiano", conta Élida.

Confira a programação do Piquenique Literário:

Dia 9 de julho (sábado)
Local: Praça Padre Miguel (Praça da Matriz)
Horário: das 11h às 14h

Dia 16 de julho (sábado)
Local: Parque Ecológico Chico Mendes (Cidade Nova)
Endereço: Rua Lençóis Paulista, nº 156, no Bairro Cidade Nova
Horário: das 14h às 17h

Dia 23 de julho (sábado)
Local: Praça Duque de Caxias (Praça do Quartel)
Hora: das 14h às 17h

Dia 31 de julho (domingo)
Local: Parque Ecológico Taboão (Itu Novo Centro)
Endereço: Avenida Itu 400 anos, nº 77, no Bairro Itu Novo Centro
Horário: das 9h às 12h 

Comentários