Cultura

Publicado: Segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Piquenique Literário colore praça em Itu com poesia, música e alegria

Evento cultural atraiu cerca de 150 pessoas.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Piquenique Literário colore praça em Itu com poesia, música e alegria
Praça Duque de Caxias recebe evento cultural

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Uma tarde embalada a poesias, música boa e muita alegria. Assim foi a tarde de 2 de agosto para os participantes do Piquenique Literário do “Ler é Uma Viagem”. O evento ofereceu diversas atividades culturais gratuitas, atraindo cerca de 150 pessoas. Crianças, adultos, idosos e famílias inteiras prestigiaram o evento, colorindo a Praça Duque de Caxias (em frente ao Quartel de Itu).

Visando estimular o prazer pela leitura, o Piquenique buscou envolver os participantes num agradável espaço onde cada detalhe era um convite para sair da rotina e mergulhar em histórias. Como frutos, diversas obras literárias foram penduradas em uma árvore central, enfeitando o ambiente. A decoração dos espaços foi composta ainda por varais de poesias feitos pelo Grupo Reinações de artesanato e literatura, formando uma ambientação criativa e agradável.

Entre as atrações houve um espaço dedicado a troca de livros, e outro do Sebo da Biblioteca Itinerante Território Vivo. Os participantes puderam conferir um sarau com leitores públicos e contadores de histórias. Além disso, o evento contou com a presença de mediadores de leitura que tiveram o papel de convidar e favorecer o encontro das pessoas com os livros, através de leitura em voz alta, leitura silenciosa, ao pé do ouvido, performances teatrais, entre outras atividades.

A música também esteve presente com o grupo Boêmios de Itu e na voz de Élida Marques, que juntos animaram ainda mais a data. “Gostaríamos de agradecer toda a população ituana que compareceu e transformou o evento em um sucesso de público”, diz Élida Marques, coordenadora do projeto.

Com acessibilidade universal, o projeto contou com a presença de uma tradutora de libras, livros em braile e fácil acesso a pessoas com dificuldade de locomoção.

Aprovado na Lei Rouanet, o projeto recebeu patrocínio da empresa CBMM-Companhia Brasileira de Metalúrgica e Mineração para visitar o município. O próximo local a receber o Piquenique Literário será a Biblioteca Villa-Lobos, localizada no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, dia 16 de agosto.

Comentários