Cultura

Publicado: Quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Philip Hallawell lança obra "À Mão Livre"

Evento ocorre em São Paulo, dia 23 de agosto.

Philip Hallawell lança obra "À Mão Livre"

Consagrado autor da série de sucesso Visagismo, Philip Hallawell lança sua nova obra À Mão Livre | Linguagem visual na Saraiva Megastore - Shopping Pátio Paulista, no dia 23 de agosto (quarta-feira), das 18h30 às 21h30.

São incontáveis as imagens e mensagens que nos impactam cotidianamente. Muito poderosas, elas transmitem mensagens de modo formal e informal. São emoções, sensações, ideias, valores e conceitos delineados e traduzidos em superfícies e espaços por meio de linhas, curvas, luz e sombra, texturas e cores: a linguagem visual.

Para dominar o processo de transformar uma intenção específica numa imagem concreta, com harmonia e estética, o estudo dessa linguagem é essencial para todo e qualquer profissional que cria imagens. Esse conhecimento também é importante para o leigo, que, cada vez mais, se comunica através de imagens, seja por fotografias, relatórios ou sua imagem pessoal e é afetado emocionalmente por milhares de imagens diariamente, sem o conhecimento para analisá-las racionalmente.

Por sentir falta de conteúdos que relacionassem a linguagem visual ao ato de desenhar, Philip Hallawell estudou os traços e obras de mestres como Da Vinci, Michelangelo e Rafael e descobriu sozinho alguns dos seus grandes segredos. Considerado um dos 5 maiores desenhistas vivos pelo crítico de arte inglês Bevis Hillier, Philip criou o próprio método para o ensino dessa arte, publicado agora em À Mão Livre | A linguagem visual, novo livro da Editora Senac São Paulo.

“Emoções, sensações e impressões contidas em uma imagem podem influenciar nossas atitudes, vida e até mesmo o nosso comportamento. São símbolos e signos que agem no nosso cérebro emocional, antes que ela seja compreendida racionalmente. Só podemos entender a mensagem de uma imagem a partir do momento em que estudamos a linguagem visual. Não há um sem o outro”, afirma Philip.

Para criar uma imagem, é necessário que o aluno perceba que a arte está além dos ensinos exatos acadêmicos e de técnicas. Está na expressão, na sensibilidade e na intuição, expressas na imagem que se quer transmitir, retratar. O estudo do desenho é o estudo da linguagem visual e não deve ser confundido com o desenhar.

As palavras “desenho” e “design” são derivadas da palavra “desígnio”, sinônimo de intenção. É o estudo dos fundamentos com os quais se constrói uma imagem, seja abstrata ou formal. Não se obtém seu domínio, porém, somente pela teoria. É essencial a experiência visual pela observação, para aguçar a percepção visual e treinar o processo de transformar uma intenção numa imagem e não meramente representar o que se vê. Isso se aplica a todos que criam imagens, seja nas artes, nas artes aplicadas, na arquitetura e na imagem pessoal.

Indispensável para os admiradores da arte, artistas e estudantes das artes aplicadas e de arte, À Mão Livre | Linguagem visual é uma grande aula com o mestre Philip Hallawell.

Sobre o autor

Philip Hallawell é artista plástico e arte-educador, com mais de 30 exposições e obras espalhadas em museus nacionais e internacionais. Mestre desenhista e profundo conhecedor da linguagem visual, há 40 anos pesquisa como o cérebro percebe e processa imagens. Criou o método inédito e revolucionário de visagismo, baseado na associação de vários trabalhos científicos nas áreas da psicologia, da neurobiologia e da antropologia com os fundamentos da linguagem visual. Foi professor no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo e apresentador do programa À Mão Livre, um grande sucesso da década de 1990 na TV Cultura.

Ficha Técnica
À Mão Livre | A linguagem visual
Autor: Philip Hallawell
Editora: Editora Senac São Paulo
Preço: R$74
Número de páginas: 221

Serviço:
Lançamento - À Mão Livre | Linguagem visual
23 de agosto, das 18h30 às 21h30
Saraiva Megastore
Shopping Pátio Paulista
Rua 13 de maio, 1967, Bela Vista - SP

Comentários