Cultura

Publicado: Terça-feira, 12 de setembro de 2017

Orquestra Jundiaiense de Viola Caipira fará show gratuito em Itu

Apresentação ocorre no SESI, dia 17 de setembro.

Orquestra Jundiaiense de Viola Caipira fará show gratuito em Itu
Ao difundir as canções do gênero, a Orquestra Jundiaiense de Viola Caipira busca resgatar a moda de viola

O SESI Itu recebe no dia 17 de setembro (domingo), às 11h, a Orquestra Jundiaiense de Viola Caipira. O grupo entoa modas do sertanejo raiz de grandes intérpretes da música nacional, caso de Almir Sater e Sérgio Reis, entre outros, como forma de difundir as canções do gênero e a cultura caipira. A apresentação é gratuita e os ingressos podem ser reservados pelo sistema Meu SESI no www.sesisp.org.br/meu-sesi.

A Orquestra tenta preservar essa cultura de raiz do Brasil de musicar histórias que falam da beleza da lida no campo, da saudade da terra natal e das crendices que cercam esse universo. É cantando e recordando que os músicos também reafirmam a importância do instrumento que carrega as marcas da origem do sertanejo raiz: a viola caipira. Entre uma e outra canção, caso dos clássicos, Chalana, Tocando em Frente e Tristeza do Jeca, o grupo interage com o público e rememora essa tradição.

O objetivo do espetáculo é, dentre outras coisas, mostrar aos jovens o que é o gênero caipira de música de viola. Com o intuito de promover a popularização do estilo, a Orquestra Jundiaiense de Viola Caipira comanda uma escola permanente de formação de violeiros que atuam voluntariamente em programas e grupos culturais que falam do estilo e são produzidos por entidades públicas ou privadas.

O show faz parte do projeto Território SESI-SP de Arte e Cultura no intuito de incentivar e ampliar a produção artística das regiões. Atualmente, os parceiros do grupo são a Prefeitura Municipal de Jundiaí, o SESI Jundiaí e a Associação Atlética Ipiranga.

Ficha técnica
Viola caipira e vocais: Adelmir, Adenir, Adilson, Alexandre, André, Barbosa, Benedito, Carlos, Camargo, Cícero, Claudemir, Daniella, Edson, Felipe, Lourenço, Miro, Neide, Nelson, Pedro, Rafael, Saulo, Thiago, Vicente, Zé Carlos

Repertório
1. Tristeza Do Jeca - Angelino de Oliveira
2. Escolta De Vagalumes - Luiz Carlos Garcia, Zezety
3. Porta Do Mundo - Peão Carreiro, Zé Paulo
4. Chalana - Mário Zan, Arlindo Pinto
5. Meu Reino Encantado - Valdemar Reis, Vicente F. Machado
6. Tocando Em Frente - Almir Sater, Renato Teixeira
7. Canoeiro - Zé Carreiro, Carreirinho
8. Saudade Da Minha Terra – Goiá, Belmonte
9. Pescador e Catireiro – Cacique, Carreirinho
10. A Sereia e o Nego D'Água – Goiano, Donizete dos Santos
11. Pagode Em Brasília - Teddy Vieira, Lorival Santos
12. Moreninha Linda - Tonico, Priminho, Maninho

O espetáculo integra o projeto Território SESI-SP de Arte e Cultura, que visa incentivar e difundir a produção artística regional.

SERVIÇO:
Local: SESI Itu – Rua José Bruni, 201, São Luiz
Datas e horários: 17 de setembro, domingo às 11h
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: Livre
Gênero: Popular
Informações: Com Camila Trombini, pelo e-mail [email protected] ou telefone (11) 4025-7332
Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início do espetáculo.  

Comentários