Cultura

Publicado: Sexta-feira, 27 de julho de 2018

Organizadores do "Interfoto" comemoram sucesso do 5º Festival em Itu

Edição atraiu mais de 4.500 pessoas.

Crédito: Original.com Comunicação e Conteúdo Organizadores do "Interfoto" comemoram sucesso do 5º Festival em Itu
Exposições ocorreram na Fábrica São Luiz

Os organizadores do “Interfoto 2018” estão em clima de comemoração, já que esta edição, realizada de 19 a 22 de julho em Itu, superou em todos os quesitos as edições anteriores.

Para Carlos Marien, coordenador geral do Festival, vários fatores contribuíram para tal feito, como o patrocínio da Canon, Canson , Hotel KK, Antares Imagens e mais apoiadores; a doação de tempo e conhecimento de amigos e fotógrafos que realizaram as palestras, oficinas e workshops gratuitamente; e ao público, que participou das convocatórias (600 participantes, o dobro da edição 2017) e prestigiou a extensa programação, oferecida gratuitamente a população.

Pelos espaços que sediaram o Festival (Fábrica São Luiz, Museu da Energia de Itu, praça localizada no Centro Histórico de Itu e Fundação Marcos Amaro), passaram mais de 4.500 pessoas de vários estados (Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais), cidades do interior paulista e da própria capital. “No eixo de fotografia Artística a presença de visitantes bateu o recorde, tivemos grandes nomes da Fotografia, tanto do Brasil como de outros países!”, comemora Marien.

Das mais de 15 palestras e oficinas, participaram cerca de 800 pessoas. As que reuniram maior público foram “Cristalino: Luz da Amazonia”, com João Paulo Krajevski; “Impressão em Tempos de Upload”, com Clício Barroso; e a mesa de discussão “A nova forma de fotografar”, com os ícones da fotografia no Brasil José Bassit, Cristiano Mascaro e Marcelo Greco.

Destaques

Para o coordenador geral, Marien é difícil destacar um item apenas, em meio a tantos feitos. “As Exposições de Aves e de Natureza foram um grande sucesso com os maiores nomes da fotografia de natureza do Brasil, assim como a exposição de fotografias do lado de fora da fábrica chamada ‘Janelas da Alma’. A curadoria de Marco Varanda, a Mobgraphia de Ricardo Rojas com fotos de celular, a maravilhosa e instigante Exposição do Foto Clube Bulbf/22”, o ressurgimento do Cine Foto Clube Ytu com a Esposição Janelas da alma, depois de 30 anos desativado e a parceria com a Fundação Marcos Amaro, que foi sensacional com palestra, oficina e uma linda caminhada fotográfica!”.

Já para 2019, Carlos Marien adianta: “A Fábrica São Luiz completará 150 anos e será feita uma edição especial enfatizando a história das indústrias de São Paulo”.

Comentários