Cultura

Publicado: Terça-feira, 6 de março de 2012

Oficina sobre "Patrimônio Arquitetônico" abre vagas gratuitas em Itu

A oficina é destinada a profissionais e estudantes.

A cidade de Itu receberá gratuitamente, no final do mês de março, uma oficina sobre patrimônio arquitetônico, que visa ampliar e fortalecer as políticas públicas na área de patrimônio cultural no interior do Estado, por meio da qualificação de profissionais e estudantes para atuar com a questão patrimonial.

Programada para municípios que possuem construções historicamente importantes, a oficina é dividida em módulos teóricos e interativos. Na primeira etapa, os palestrantes apresentam a história do restauro e os princípios gerais de preservação desde o século XIX até os dias atuais, como a organização das primeiras estruturas legais e os organismos internacionais e nacionais de preservação.

Os procedimentos básicos para o desenvolvimento de projetos de restauro e a metodologia para intervenção em bens de natureza urbanístico-arquitetônica são apresentados na sequência. Nos módulos interativos, os participantes são estimulados a pensar e discutir questões relacionadas à preservação do patrimônio arquitetônico local.

A oficina é destinada aos maiores de 18 anos, profissionais e estudantes de Arquitetura, Urbanismo, Engenharia, História, Museologia, Comunicação, Artes e Gestão Pública; agentes e produtores culturais; professores e demais interessados no tema e será ministrada pelos arquitetos Samuel Kruchin e Cristiane Gonçalves, que introduzem os participantes ao universo da preservação da arquitetura, abordando os princípios técnicos, formais e legais, no âmbito público e privado. Participam também da atividade técnicos do Condephaat.

Samuel Kruchin e Cristiane Gonçalves são arquitetos especializados em patrimônio e restauro. O escritório de Kruchin tem feito obras de restauro historicamente valiosas para o Estado de São Paulo, como a casa do Regente Feijó (Sítio do Capão), a Bolsa de Café e Mercadorias de Santos e a estação ferroviária de Bananal.

A oficina é idealizada pela Secretaria do Estado de Cultura por intermédio do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), das Oficinas Culturais, do SISEM-SP - Sistema Estadual de Museus e com apoio da Prefeitura de Itu através da Secretaria de Cultura.

Serviço:
Oficina “Patrimônio Arquitetônico: princípios gerais de preservação e projeto”
Período: 30/3 a 1/4 – sexta, sábado e domingo.
Dia 30/3 - sexta-feira: oficina (19 às 22 horas).
Dia 31/3 - sábado: oficina (9 às 13 horas / 14 às 18 horas).
Dia 1/04 - domingo: oficina (9 às 13 horas).

Inscrições gratuitas: de 05 até 29 de março
Seleção: primeiros inscritos.
Vagas: 30 (trinta).
Local Inscrições: Secretaria Municipal de Cultura – rua Paula Souza, 664 - centro – Itu
Mais informações: (11) 4013-7711

Comentários