Cultura

Publicado: Segunda-feira, 12 de março de 2018

Oficina no Museu da Energia ensina como preservar fotos e documentos

Atividade gratuita tem vagas limitadas!

Oficina no Museu da Energia ensina como preservar fotos e documentos
Oficina "Documento de Família"

No dia 24 de março (sábado), às 10 horas, o Museu da Energia de Itu, mantido pela Fundação Energia e Saneamento, promove a oficina “Documento de Família”. Gratuita, a atividade oferecerá orientações da área de arquivística e conservação para o público que deseja saber como preservar, da forma mais adequada, fotos e documentos antigos de família. As vagas são limitadas e é necessário inscrever-se por e-mail.

Ministrada pela profissional arquivista Maria Fernanda Mendes e Freitas, coordenadora de documentação da Fundação Energia e Saneamento, a oficina abordará a importância de se ter um acervo pessoal organizado e como tratar as documentações geradas ao longo da vida, sejam elas fotográficas ou textuais. O workshop ainda dará dicas para quem tem o hábito de acumular documentos físicos e digitais (o que guardar e o que descartar?), ensinando a melhor forma de acondicionamento e os tipos de materiais mais adequados (pastas, envelopes etc), além de orientações sobre o que fazer com documentos já danificados. A atividade terá duração de 50 minutos e é voltada ao público maior de 15 anos.

A ação celebra os 20 anos da Fundação Energia e Saneamento, instituição mantenedora do museu e que trabalha na pesquisa, preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. “A ideia é apresentar um pouco da expertise da Fundação no tratamento e organização de acervos históricos, compartilhando essa experiência ao público em geral, que poderá aplicar, de forma prática, algumas técnicas de arquivística em fotos e documentos que temos em casa e que, muitas vezes, possuem valor afetivo”, explica Maria Fernanda.

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis) e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

O acervo da Fundação é composto por mais de 1.600 metros lineares de documentos técnicos e gerenciais, 260 mil documentos fotográficos, cerca de 3.500 objetos museológicos, 50 mil títulos na biblioteca, além de documentos cartográficos, audiovisuais e sonoros, reunidos a partir de meados do século XIX. A Fundação guarda também um rico patrimônio arquitetônico e ambiental. São quatro pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), as Usinas-Parque de Salesópolis, Rio Claro, Brotas e Santa Rita do Passa Quatro, algumas com áreas remanescentes de Mata Atlântica -, e dois imóveis urbanos em Itu e Jundiaí. O acervo oferece subsídios para pesquisas sobre energia e saneamento, assim como sobre temas relacionados ao processo de urbanização e industrialização no Brasil.

Empresas mantenedoras da Fundação: Cesp, Sabesp e Emae

Serviço:
OFICINA “DOCUMENTO DE FAMÍLIA” - MUSEU DA ENERGIA DE ITU
Quando? Sábado, 24 de março de 2018, a partir das 10 horas (50 minutos de duração).
Endereço: Rua Paula Souza, 669, Centro, Itu/SP
Funcionamento do Museu da Energia: terça a domingo, das 10 às 17 horas.
INSCRIÇÕES e informações: (11) 4022-6832 ou itu@museudaenergia.org.br
ATIVIDADE GRATUITA
www.museudaenergia.org.br

INGRESSOS
Inteira: R$4,00
Meia-entrada: crianças até 7 anos e estudantes com carteirinha.
Ingresso-família: pais com filhos até 7 anos pagam meia-entrada e os filhos têm entrada gratuita.
Entrada gratuita: professores (com comprovação), pessoas acima de 60 anos e guias de turismo (com credencial).

Comentários