Cultura

Publicado: Segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Novo livro de Olga Sodré será lançado em Itu nesta quinta-feira

Evento ocorre no Espaço Ituano de Turismo e Cultura.

Novo livro de Olga Sodré será lançado em Itu nesta quinta-feira
Novo romance de Olga apresenta o universo astrofísico brasileiro, tendo como pano de fundo a histórica Itu

Na próxima quinta-feira, dia 21 de fevereiro, às 19h30, ocorre no Espaço Ituano de Turismo e Cultura, o lançamento do livro “Desvendando os Mistérios dos Céus: Nossos Heróis das Galáxias”, de Olga Sodré. Sob a perspectiva de uma família ituana, o novo romance de Olga apresenta o universo astrofísico brasileiro, tendo como pano de fundo a histórica Itu, cidade de importância para história nacional e para a autora. Durante a cerimônia, o Coral Vozes de Itu fará uma apresentação.

Em 2011, Olga criou em Itu o “Centro de Estudos Brasileiros – Nelson Werneck Sodré” trazendo à luz a memória de seu pai, um importante historiador brasileiro. Há quase seis anos encerrou suas atividades profissionais e desde então tem se dedicado a uma vida fora dos meios acadêmicos, focada na espiritualidade e na escrita de seus romances.

Seu primeiro romance, o biográfico “Conversas com Vovó Amélia” (Nobres Letras) foi lançado em 2017, seguido por “Visões de Guerra e Paz” (Nobres Letras), em 2018. Assim como as publicações anteriores, o novo romance também foi editado pela Nobres Letras.

A escolha do cenário se deu pela ligação da romancista com a cidade de Itu, terra natal de sua mãe e, também, local onde vive nos dias de hoje. O lançamento do livro conta com o apoio da Prefeitura de Itu. O Espaço Ituano de Turismo e Cultura fica na Praça Padre Miguel (Matriz), 118, Centro.

Sinopse:

Percorrendo um caminho único, Olga Werneck (pseudônimo de Olga Regina Frugoli Sodre) nos leva a uma viagem pelo universo astrofísico brasileiro, passando por diversas histórias que se entrelaçam: a história de cientistas brasileiros e suas contribuições para a ciência mundial; a história de Itu, contada enquanto suas personagens passeiam pelas ruas da cidade; e, por fim, a vida de cientistas brasileiros refletindo a pesquisa nacional para as descobertas do universo. De forma leve, a autora nos presenteia com informações sobre astronomia, física, matemática, história e espiritualidade em diálogos entre três gerações, com pontos de vistas e vivências diferentes que se complementam. Gisele Scaravelli, jornalista e historiadora.

Comentários