Cultura

Publicado: Terça-feira, 6 de novembro de 2018

Nelson Werneck Sodré será tema de palestra na Acadil

Evento ocorre no sábado, 10 de novembro.

Crédito: Gisele Scaravelli Nelson Werneck Sodré será tema de palestra na Acadil
A convite da Academia, sua filha, Dra. Olga Sodré, falará sobre a trajetória social e histórica de Nelson e sua contribuição para a história do Brasil

No próximo dia 10 de novembro (sábado), a Acadil (Academia Ituana de Letras) irá realizar um encontro, entre acadêmicos e público em geral, para falar sobre o historiador Nelson Werneck Sodré, patrono de uma das novas cadeiras da Academia.

A fala será conduzida pela romancista, Dra. Olga Sodré, filha do historiador. Doutora em Filosofia e em Psicologia Clínica, com pós-doutorado pelo Instituto Católico de Paris e pelo Instituto de Medicina Social – Uerj. No evento na Acadil, Dra. Olga mostrará um lado humano e real de Nelson Werneck Sodré, uma atmosfera da relação pai e filha e também sua trajetória intelectual e contribuição para a história do Brasil. O historiador foi um dos maiores intelectuais brasileiros e trilhou um caminho amplo como escritor, jornalista, professor e pesquisador da história do Brasil. Deixou uma obra vasta com intensa reflexão sobre a formação social brasileira e a realidade de seu tempo, sob uma perspectiva marxista e um pensamento crítico. Publicou aproximadamente 60 livros, entre eles destacam-se, por exemplo, “História da Imprensa no Brasil” e “História da Literatura Brasileira”.

A Academia Ituana de Letras é uma associação de escritores fundada em 1992, composta de 40 Cadeiras, cujos patronos foram figuras de destaque na literatura local e regional. A convite da Academia, Dra. Olga falará sobre o pai num intuito de aproximar os acadêmicos, e comunidade em geral, de importantes figuras históricas, ligadas a Itu, e refletir sobre seus papeis sociais. Ela aproveitará a ocasião, também, para trazer o olhar de outro acadêmico, esse da Academia Brasileira de Letras, Carlos Heitor Cony sobre Nelson Werneck Sodré. Carlos Heitor Cony faleceu em janeiro desse ano aos 91 anos, foi um importante jornalista e escritor brasileiro. Assim, haverá uma ponte entre a Acadil e a ABI.

O evento acontecerá no Sala Padre Luiz Yabar, ao lado da Igreja do Bom Jesus, na Praça Padre Anchieta, s/nº – Centro – Itu/SP, às 10h30. Mais informações ou para saber mais sobre o trabalho que Dra. Olga e o Centro de Estudos Brasileiros – Nelson Werneck Sodré – estão desenvolvendo, acompanhe a página no Facebook: https://www.facebook.com/CEBNWSodre/.

Olga Sodré

Filha da ituana Yolanda Frugoli Sodré e do miliar, historiador e escritor Nelson Werneck Sodré, Olga Regina Frugoli Sodré é Doutora em Filosofia e em Psicologia Clínica, com pós-doutorado pelo Instituto Católico de Paris e pelo Instituto de Medicina Social – Uerj. Trabalhou como psicóloga clínica e social em diversas instituições brasileiras e estrangeiras de ensino e pesquisa, tendo integrado por muitos anos o GT Psicologia e Religião da Anpepp. Publicou textos em diferentes revistas de psicologia, filosofia e teologia. Em 2011, criou em Itu, o “Centro de Estudos Brasileiros – Nelson Werneck Sodré” trazendo à luz a memória de seu pai, um importante historiador brasileiro. Há cinco anos tem se dedicado à uma vida fora dos meios acadêmicos, focada na espiritualidade e na escrita de seus romances.

Comentários