Cultura

Publicado: Sexta-feira, 13 de junho de 2014

Mylton Ottoni recebe Medalha M.M.D.C. em Sorocaba

Cerimônia foi realizada pelo IHGGS.

Crédito: Ditinha Schanoski Mylton Ottoni recebe Medalha M.M.D.C. em Sorocaba
Editor Mylton Ottoni exibe a medalha

O profº Mylton Ottoni da Silveira, proprietário da Editora Ottoni situada em Itu, recebeu no dia 8 de junho a Medalha M.M.D.C por seus relevantes serviços prestados ao culto da epopeia do Movimento Constitucionalista de 1932. A entrega foi realizada pelo Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS), durante cerimônia na cidade.

Na data, outras dez figuras ilustres também foram agraciadas com a comenda. Houve ainda outorga de condecorações da Sociedade Veteranos de 32 MMDC/SP e palestra com Ronald dos Santos Santiago, presidente da Academia Campineira de Letras, Ciência e Artes das Forças Armadas, sobre o tema "149º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo".

Mylton Ottoni é natural de Cabreúva, mas possui o título de Cidadão Ituano.

Medalha M.M.D.C.

A “Medalha M.M.D.C.” é uma comenda, oficializada pelo Decreto Nº 40087, de 14 de maio de 1.962, do Governo do Estado de São Paulo. Foi criada com o fim de galardoar pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que por seus méritos e serviços relevantes prestados à São Paulo e ao culto da Revolução Constitucionalista de 1932, se tenham tornado pessoas dignas de especial distinção.

O significado da sigla “MMDC” deve-se às iniciais dos nomes dos quatro estudantes, Martins, Miragaia, Drausio e Camargo, que reivindicando para o povo brasileiro uma Constituição que visasse um Estado Democrático de Direito, no dia 23 de maio de 1932 na Pça da República – SP, acabaram por serem baleados por parte do governo ditatorial e faleceram. O sangue destes quatro heróis, culminou na guerra denominada “Revolução Constitucionalista de 32” e trouxe bons reflexos à toda nação, pois em data subseqüente (1934) o Governo promulgou uma Carta Constitucional assegurando direitos e garantias individuais a todos os brasileiros.

Digna-se constar, que a Lei Fed. nº 12.430, de 20 de junho de 2011 decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, inscreveu os nomes dos heróis paulistas da Revolução Constitucionalista de 1932: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (MMDC), no Livro dos Heróis da Pátria.

A Medalha “MMDC”, é portanto uma Comenda Emérita definitiva, pois perpetuará a gratidão e o reconhecimento, para todo o sempre, dos que cumpriram esta jornada cívica para com aqueles que, hoje e no futuro, continuarem abraçando os mesmos ideais de democracia, liberdade e amor à legalidade pelos quais se bateram os heróis e Veteranos de 32.

Comentários