Cultura

Publicado: Terça-feira, 30 de março de 2010

Mylton Ottoni assume Cadeira 6 da Academia Ituana de letras

O evento aconteceu no auditório da Sincomércio.

Crédito: Renan Pereira / itu.com.br Mylton Ottoni assume Cadeira 6 da Academia Ituana de letras
Otonni recebeu das mãos do presidente da ACADIL, Bernardo de Campos, o documento que oficializa a posse da Cadeira 6

Veja as fotos desta notícia no Flickr

A Academia Ituana de letras (ACADIL) realizou a sessão solene de elogio ao patrono da Cadeira 6, Joaquim Leme de Oliveira Cezar, com a posse da mesma pelo professor acadêmico Mylton Ottoni da Silveira. O evento aconteceu no dia 26 de março, no auditório do Sincomércio, em Itu.

Além de Mylton Ottoni, a mesa de solenidade foi composta pelo presidente da ACADIL, Bernardo Campos, e pelo vice-prefeito de Itu, Josimar Ribeiro. Bernardo Campos destacou a importância do momento. “Hoje é um dia de muita alegria para todos nós. Neste momento, o Sr. Otonni é admitido oficialmente à academia de letras. Recebê-lo para representar uma de nossas cadeiras significa enriquecimento para a nossa Academia”, disse.

Mylton Ottoni agradeceu a oportunidade e falou sobre a sua posse. “Estou, até certo ponto, sentindo uma sensação diferente. Alegria misturada com responsabilidade. E confesso: se outras vezes senti, foi em intensidade menor. Quando recebi este convite fui tomado por felicidade, em seguida por uma sensação de preocupação. Tamanha é a responsabilidade de assumir este compromisso”.

Durante a solenidade, Ottoni fez uma homenagem ao antigo ocupante da Cadeira 6, Edinan Mariano Leme da Costa, jornalista já falecido. “Pessoalmente, conheci muito pouco o meu antecessor da Cadeira 6. Vivi apenas um episódio com ele, mas bastou esse acontecimento para ele me mostrar toda a sua grandeza de espírito, de formação, de personalidade e de cidadania”, finalizou.

O tradicional Quarteto Tristão Júnior também marcou presença no evento. O grupo tocou composições de cantores consagrados da cidade de Itu e Cabreúva, cidade natal de Mylton Ottoni. O quarteto aproveitou a oportunidade para homenagear o acadêmico excutando o hino nacional, que foi cantado por todos os presentes.

Comentários