Cultura

Publicado: Quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Museu Republicano recebe mostra educativa produzida por alunos do IBAO

Trabalho teve como referência a azulejaria portuguesa.

Museu Republicano recebe mostra educativa produzida por alunos do IBAO
Mostra educativa pode ser conferida no jardim da unidade museológica

Até o dia 23 de outubro pode ser vista no Museu Republicano “Convenção de Itu” a mostra educativa “Leituras contemporâneas da azulejaria portuguesa”, que está inserida na programação da Primavera dos Museus. Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Instituto Borges de Artes e Ofícios (IBAO), na disciplina de Arte, construíram dois painéis utilizando azulejos como suporte, elaborando composições individuais que foram organizadas em uma proposta visual coletiva.

As temáticas surgiram dos estudos realizados em visitação ao Museu Republicano e dos estudos feitos em sala de aula, a partir da observação da azulejaria portuguesa, das cenas nela retratadas e dos azulejos decorativos, geometrizados e seus arabescos. O trabalho teve orientação da Professora Morgana Ribeiro (Professora de Arte) e Ms. Aline Zanatta (educativo do Museu Republicano).

Paralelamente a esses estudos, eles observaram algumas obras da artista contemporânea Adriana Varejão, que revisita a temática e a estética referentes ao período colonial brasileiro (correspondentes às cenas retratadas em azulejos portugueses) de um ponto de vista crítico e ácido, revelando, sob as pinturas de azulejos, “a carne e o sangue indígenas e africanos”, povos que foram matrizes para a construção cultural do nosso país e que socialmente sempre foram injustiçados e desprezados.

Diante dessas referências, os alunos pensaram em dois painéis: um tradicional, feitos de azulejos pintados individualmente e construindo um único painel, apenas expondo as ideias e imagens produzidas, como era feito no período colonial, cada azulejo enquanto fragmento de um todo; e, no segundo painel, sobre a obra de Adriana Varejão e a história de Itu retratada, em parte, nos azulejos coloniais.

A história de Itu está muito associada à mitologia cristã, à ideia do sagrado. No início, a cultura da cidade desenvolvia-se em torno da igreja, da fé. Os eventos sociais, todos em torno da religiosidade. Com o tempo, outros elementos foram sendo inseridos na formação da cidade; elementos profanos, que estão não só em Itu, mas no mundo contemporâneo.

O problema da falta de água que atinge Itu foi a questão trazida pelos estudantes, enquanto característica da cidade com relação ao mundo contemporâneo. Eles pensaram em uma torneira, centralizada no meio do painel, de onde saem elementos pesquisados, relativos ao universo sagrado e profano. Assim surgiu o painel que dialoga com a Arte Contemporânea.

Serviço:
Mostra Educativa: Leituras contemporâneas da azulejaria portuguesa
Visitação: até o dia 23 de outubro
Horário de visitação: das 10h às 17h
Local: Jardim do Museu Republicano “Convenção de Itu”
Endereço: Rua Barão de Itaim, nº 67 - Centro
Informações: (11) 4023-0240 

Comentários