Cultura

Publicado: Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Museu Republicano recebe exposição "Itu em Fotografias e Postais"

Mostra pode ser visitada gratuitamente até janeiro de 2016.

Crédito: Divulgação/Museu Republicano de Itu Museu Republicano recebe exposição "Itu em Fotografias e Postais"
Mostra sobre o desenvolvimento urbano de Itu

O Museu Republicano “Convenção de Itu” recebe a exposição “Itu em Fotografias e Postais” até janeiro de 2016. A mostra pode ser visitada gratuitamente de terça a domingo, das 10 às 17 horas.

O trabalho foi concebida a partir da pesquisa de mestrado de André Luís de Lima, “Imagens da cidade: a evolução urbana de Itu através da fotografia”, defendida na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP) em 2014.

O rico material exposto - fotografias, postais, aquarelas, jornais, negativos de vidro e máquina fotográfica - pertence aos acervos do Museu Republicano “Convenção de Itu”, da Biblioteca Pública Municipal Professor Olavo Valente de Almeida, do Centro Histórico do Colégio São Luís e de entusiasmados colecionadores de imagens da cidade em vários momentos de sua história.

Os originais e reproduções selecionados trazem informações sobre os primeiros registros da fotografia em Itu; o surgimento, padrões e a utilização dos bilhetes e cartões postais; as coleções de casas editoriais e de fotógrafos que atuaram na cidade e, ainda, apresentam as transformações de locais emblemáticos do município, flagrados por diferentes máquinas fotográficas até a década de 1960.

O Museu fica na rua Barão de Itaim, 67, Centro – Itu/SP.

A abertura

A abertura da exposição ocorreu no dia 24 de fevereiro, dentro da programação do Museu em comemoração ao aniversário de 405 anos de Itu. Na mesma data houve a palestra "A fotografia através da evolução urbana de Itu", ministrada pelo pesquisador André Luís de Lima.

Comentários