Cultura

Publicado: Segunda-feira, 22 de julho de 2013

Museu Republicano organiza palestras sobre patrimônio cultural de Itu

Os encontros são organizados em três módulos.

Crédito: Arquivo - www.itu.com.br Museu Republicano organiza palestras sobre patrimônio cultural de Itu
As palestras são organizadas pelo educativo do Museu Republicano "Convenção de Itu

O educativo do Museu Republicano “Convenção de Itu” promove uma série de palestras denominada “Encontros com o Patrimônio Cultural de Itu”, que tem como objetivo propiciar conhecimento acerca do patrimônio cultural de Itu e discutir ações para sua valorização e preservação junto à comunidade.

O projeto educativo conta com a supervisão da Prof.ª Dr.ª Heloisa Barbuy, supervisora do Museu Republicano, e concepção e coordenação de Aline Zanatta, responsável pelo educativo do Museu Republicano. Os encontros estão organizados em três módulos. Haverá inscrição para cada um deles.

Confira a programação:

Dia 1º de agosto - Estudos das cidades e Urbanização de Itu

Ministrantes:

Prof.ª Dr.ª Heloisa Barbuy, professora do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, onde atua desde 1990, professora do Programa de Pós-Graduação em História Social da FFLCH/USP e do Programa de Pós-Graduação em Museologia/Museus USP. Tem experiência nas áreas de História e Museologia, com ênfase em História da Cultura, atuando principalmente nos seguintes campos: cultura material, cultura visual, museus, exposições universais, patrimônio cultural, documentação museológica e história da cidade de São Paulo, séculos XIX-XX

Dr.ª Anicleide Zequini, Mestre em História Social/Unicamp e Doutora em Arqueologia Histórica pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. É especialista e responsável pela área de documentação textual e fotográfica do Museu Republicano “Convenção de Itu”/MP/USP. Escreveu vários artigos e livros na área da História da Urbanização de Itu e Patrimônio Industrial da região.

Dia 7 de agosto - Itu a partir das ações patrimoniais

Ministrantes:

Prof. Dr. Paulo César Garcez Marins, professor doutor do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, docente do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, docente do Programa de Pós-graduação em Museologia da USP. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história cultural, história urbana, história da arquitetura no Brasil, identificação e gestão do patrimônio cultural, museus históricos. Editor dos Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material desde janeiro de 2005. É, atualmente, Chefe do Departamento de Acervo e Curadoria do Museu Paulista da USP e Presidente da Comissão de Pesquisa da mesma instituição. Foi vice-diretor do Centro de Preservação Cultural da USP (2006-2009) e diretor da Divisão de Difusão Cultural do Museu Paulista da USP (2009-2011). É membro do ICOM-Brasil.

Dia 8 de agosto - Percurso na cidade

Orientação:

Prof. Dr. Paulo César Garcez Marins.
Observação: Restrito aos membros do Conselho de Defesa do patrimônio Cultural de Itu e proprietários de bens tombados.

Dia 22 de agosto - Centro Histórico de Itu: tombamento e preservação

Ministrante:

Prof. Dr. Marcos Tognon, professor doutor da Universidade Estadual de Campinas, na área de História da Arte. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo e Restauro dos Bens Culturais Edificados. É coordenador do Inovação e Pesquisa para o Restauro (IPR) da Agência de Inovação da UNICAMP e foi conselheiro do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), mandatos 2002-2004 e 2006-2008, além de presidente do CONDEPACC de Campinas em 2001. Atua na assessoria técnica para projetos e obras pelo Programa INOVA NOS MUNICÍPIOS da UNICAMP.

Local e horário das palestras:
Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano “Convenção de Itu”/MP/USP, localizado na Rua Barão de Itaim, nº 140, Centro, Itu, das 17 às 19 horas.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail [email protected], entre 10 e 31 de julho.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4023-0240 ou pessoalmente no educativo do Museu Republicano, localizado na Rua Barão de Itaim, nº 67, Centro, Itu. 

Comentários