Cultura

Publicado: Quinta-feira, 13 de julho de 2017

Museu Republicano e UNEI promovem 2º Encontro da Mulher Negra de Itu

Evento acontece dia 29 de julho.

Crédito: Julio Abe Museu Republicano e UNEI promovem 2º Encontro da Mulher Negra de Itu
Registro do Samba de Terreiro

O auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano (Casa do Barão) irá sediar, no dia 29 de julho (sábado), o 2º Encontro da Mulher Negra de Itu. O evento acontece das 9h às 17h, organizado pelo Museu Republicano "Convenção de Itu" e União Negra Ituana (UNEI).

Confira a programação:

9h - Abertura – Contação de história, com a arte educadora Marina Costa.

10h30 - Exibição do registro audiovisual do antigo “SAMBA DE TERREIRO DE ITU” feito por Júlio Abe Wakahara. Após exibição, debate com o artista-arquiteto-fotógrafo-urbanista Júlio Abe Wakahara e a cineasta e Profa. Lilian Solá Santiago.

13h30 – Palestra: A População negra de Itu pós abolição, com Professora Dra. Claudete de Sousa Nogueira, docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). É pesquisadora associada do Centro de Estudos das Línguas e Culturas Africanas e da Diáspora Negra (CLADIN), do Laboratório de Estudos Africanos, Afrobrasileiros e da Diversidade (LEAD). Coordenadora do Grupo de pesquisa Educação das relações etnicorraciais (ERE) Vice Coordenadora Executiva do Núcleo Negro UNESP para Pesquisa e Extensão (NUPE).

15h – Roda de conversa: “Mulheres negras ituanas e a contemporaneidade”, com as representantes da União Negra Ituana, Fátima Carmo Silva, Nancy Hayashi e Alessandra Silva Santos.

16h30 – Encerramento com apresentação da Folia de Reis – Estrela do Oriente de Itu.

Serviço:
Museu Republicano. Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu/SP.
Visitação gratuita, de terça-feira a domingo, das 10h às 17h.
Centro de Estudos do Museu Republicano. Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu/SP.
Funcionamento, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.
Informações: (11) 4023-0240, ramal 3

Comentários