Cultura

Publicado: Quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Museu Republicano e ACADIL lançam livro "Padre José de Campos Lara"

Evento ocorre dia 13 de fevereiro (sábado).

Museu Republicano e ACADIL lançam livro "Padre José de Campos Lara"
Capa do livro

O Museu Republicano “Convenção de Itu” – USP, em parceria com a Academia Ituana de Letras (ACADIL), lançará o livro “O Padre José de Campos Lara S. J. no ambiente em que viveu (1733-1820)", de autoria do padre Fernando Pedreira de Castro S. J, com comentários e notas de Marcelo Meira Amaral Bogaciovas.

O evento de lançamento ocorrerá no dia 13 de fevereiro (sábado), às 10 horas, no auditório do Centro de Estudos do Museu. A cerimônia contará com a presença do violonista José Tatângelo e terá sessão de autógrafos no saguão ao lado.

A obra

A obra narra a trajetória de José de Campos Lara e de seu irmão Miguel de Campos, jesuítas, que em 1759, com os demais irmãos da Companhia de Jesus, foram expulsos do Brasil. Ao retornar para Itu, sua terra natal, José de Campos Lara, fundou o Seminário de Nossa Senhora do Bom Conselho, destinado a educação de meninos, cujo patrimônio foi, posteriormente, incorporado ao modelar Colégio São Luis, transferido, em 1918, para a cidade de São Paulo.

O livro é enriquecido com comentários e notas de Marcelo Bogaciovas a partir de pesquisas realizadas nos arquivos brasileiros e, em especial, no Arquivo da Torre do Tombo de Portugal, trazendo documentos inéditos sobre a vida e obra do Jesuíta José de Campos Lara.

Marcelo Meira Amaral

Bogaciovas, paulistano, pesquisador e historiador formado pela Universidade de São Paulo, membro fundador da ASBRAP, Associação Brasileira de pesquisadores de
História e Genealogia, autor do livro Cristãos-novos em São Paulo (séculos XVI-XIX) assimilação e nobilitação (2015).

Serviço:
Lançamento do Livro: “Padre José de Campos Lara S.J. no ambiente em que viveu (1733-1820). Editora Ottoni.
Local: Centro de Estudos do Museu Republicano MP/USP
Endereço: Rua Barão de
Itaim, 140, Centro – Itu/SP
Data: 13 de fevereiro (sábado)
Horário: 10h
Preço do Livro: R$20,00

Comentários