Cultura

Publicado: Terça-feira, 5 de setembro de 2017

Museu Republicano divulga programação da 11ª Primavera dos Museus

Exposições e palestra integram lista de atividades no período

Crédito: Acervo do Museu Paulista da USP Museu Republicano divulga programação da 11ª Primavera dos Museus
Partida da Monção, estudo, Almeida Júnior. Óleo sobre tela.

Em setembro, o Museu Republicano de Itu/USP participará da 11ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), com abertura de exposições e palestra. As atividades são gratuitas.

Programação:

Data: 23/09/2017
9h30 - Palestra: Navegando pelo Tietê: o uso social das canoas e a reconstituição do beque de proa do Museu Republicano-USP, com a Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego, Prof. Dr. Bernardo Andrade, Pedro Henrique Bulla, Fillipe Rocha Esteves e Gabriel Valente.
A Palestra irá tratar dos resultados do trabalho realizado em parceria entre o Museu Republicano "Convenção de Itu", extensão do Museu Paulista -USP, e o Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica - USP, para caracterização técnica das embarcações utilizadas nas monções dos séculos 18 e 19, em especial do beque de proa de uma canoa pertencente ao acervo do Museu Paulista.
Local: Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu/SP. Casa do Barão - Museu Republicano de Itu/USP

Data: 23/09/2017
11h30 – Abertura da exposição - Viagens fluviais: homens e canoas na rota das monções.
A exposição abordará as dimensões materiais das viagens que se realizavam pelos rios entre Porto Feliz e Cuiabá, durante os séculos 18 e 19, conhecidas como monções, por meio de um beque de proa de uma embarcação daquele período, de reproduções de desenhos de Hercule Florence, integrante da expedição Langsdorff, que refez a rota das monções nos anos 1820, e das telas de José Ferraz de Almeida Júnior, Oscar Pereira da Silva e Aurélio Zimmerman, que retratam aspectos das expedições fluviais.
Horário: 11h30
Local: Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu/SP. Museu Republicano de Itu/USP

Data: 23/09/2017
11h30 - Abertura da Exposição itinerante - A expedição Langsdorff nos traços de Florence.
A exposição é fruto de uma parceria entre o Museu Paulista e o Instituto Hercule Florence e exibirá esboços realizados pelo artista Hercule Florence durante a expedição russa organizada e chefiada pelo barão Georg Heinrich von Langsdorff, que percorreu mais de 15 mil quilômetros do interior do Brasil, entre 1824 e 1829, e fazem parte de sua obra L'Ami des Arts livré à lui-même.
Horário: 11h30
Local: Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu/SP. Museu Republicano de Itu/USP.

Informações e inscrições para a palestra:
Serviço Educativo do Museu Republicano de Itu/USP, telefone: (11) 4023-0240, menu 3.

Comentários