Cultura

Publicado: Segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Museu Republicano de Itu realiza evento em homenagem a Antonio Candido

Atividades são gratuitas!

Museu Republicano de Itu realiza evento em homenagem a Antonio Candido
Antonio Candido na zona rural de Bofete, SP, em janeiro de 1948

Na próxima terça-feira, dia 18 de setembro, o Museu Republicano de Itu/USP prestará uma homenagem ao centenário de nascimento de Antonio Candido. As atividades são gratuitas e acontecerão na Casa do Barão, localizada na Rua Barão de Itaim, 140, no Centro de Itu. Não há necessidade de inscrição e serão fornecidos certificados aos participantes.

Antonio Candido de Mello e Souza (Rio de Janeiro, RJ, 1918 - São Paulo, SP, 2017) foi escritor, crítico literário, sociólogo e professor universitário. Suas obras tornaram-se base para debate da formação literária nacional, associadas aos estudos de nossa construção sociológica.

Entre as inúmeras obras produzidas por Candido está Parceiros do Rio Bonito, um clássico da chamada sociologia rural. O autor colheu material para este livro em várias cidades do interior paulista, como Tietê, Porto Feliz, Conchas, Botucatu, porém o município que ele mais frequentou foi Bofete, na antiga fazenda de Edgard Carone. Trata-se de uma obra de referência no assunto e, a partir dela, será dado enfoque à amizade entre Antonio Candido e Edgard Carone, cuja biblioteca pertence ao acervo do Museu Republicano.

A coleção Edgard Carone é formada por edições nacionais e estrangeiras relacionadas ao marxismo, comunismo e socialismo, além de obras raras de filosofia, ciência política e econômica, história da república brasileira e clássicos da literatura nacional e estrangeira. Há também documentação textual que reúne correspondência pessoal, coleção de jornais e entrevistas, entre outros materiais.

Comentários