Cultura

Publicado: Sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Museu da Música - Itu lança almanaque e CD de serestas

Evento acontece dia 17 de setembro, às 20 horas.

Crédito: Arte/Divulgação Museu da Música - Itu lança almanaque e CD de serestas
Conjunto Tristão Júnior

O Museu da Música – Itu lançará, no dia 17 de setembro (quinta-feira), às 20 horas, na Casa da Praça uma publicação especial sobre serestas em forma de almanaque ilustrado com imagens, notícias de jornal e testemunhos que marcam a história da seresta em Itu. Na ocasião, também será aberta a Mostra Cultural Seresteiros de Itu e haverá uma seresta especial com o Conjunto Tristão Júnior.

Sobre o Almanaque

A publicação terá, encartado, um CD com obras de compositores ituanos de seresta, como Tristão Júnior, João Narciso, Inês Lepsch e Tabajara dos Santos. A gravação foi realizada pelo Conjunto Tristão Júnior, que está completando 25 anos de existência. O lançamento integra a programação de eventos lembrando os 80 anos da morte do compositor ituano Tristão Mariano da Costa Júnior (1880-1935), realizada pelo Museu da Música e a Secretaria Municipal de Cultura.

O almanaque, patrocinado pelo Instituto Cultural de Itu, será oferecido ao valor de R$ 50,00 e as encomendas podem ser feitas pelo e-mail [email protected]. Durante o período de lançamento (até o final de setembro) haverá um preço promocional de R$ 40,00. Toda a renda é revertida para a realização de ações educativas com estudantes das escolas públicas, semanalmente atendidos pelo Museu da Música – Itu.

Sobre o Conjunto de Serestas

O Conjunto de Serestas Tristão Júnior apresentou-se pela primeira vez em janeiro de 1990, durante a primeira Semana Tristão Júnior. Seu repertório básico é formado de valsas, tangos brasileiros, choros, schottishs, polkas, maxixes e outras peças seresteiras, com obras de compositores como o próprio Tristão Júnior e Zequinha de Abreu, Antenógenes Silva, Patápio Silva, A. Marino, Pixinguinha, Chico Buarque, Zequinha Marques, Henrique Castellari, Silvestre Pereira de Oliveira, Nabor Pires Camargo, Erothides de Campos e os ituanos Ignez Silveira Lepsch e Tabajara Santos.

É formado por Célia Trettel (violão), Tabajara dos Santos (clarinete, saxofone, compositor e arranjador), Gilmar de Campos (flauta), Vinícius Gavioli (flauta), Rubens Garcia (contra-baixo).

Serviço:
Lançamento do Almanaque de Serestas
Data: dia 17 de setembro, às 20h
Local: Casa da Praça
Endereço: Praça Padre Miguel, 56, Centro - Itu/SP
Entrada franca

Comentários