Cultura

Publicado: Terça-feira, 12 de setembro de 2017

Museu da Música - Itu divulga atividades da 11ª Primavera dos Museus

Programação inclui ações educativas e encontro cultural.

Entre os dias 15 e 19 de setembro o Museu da Música - Itu realizará uma programação especial para a Primavera dos Museus, evento proposto pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) a ser celebrado pelos museus de todo o Brasil. O objetivo é estimular a visitação aos museus e criar maiores vínculos com a comunidade.

O tema do evento para 2017 é “Museus e suas memórias”, que provoca as instituições a reverem sua trajetória e pensar nos próximos passos. Em especial o Museu da Música, ao completar dez anos de criação, tem aberta à visitação a mostra “A Casa do Museu”, que revela informações sobre a construção e uso do imóvel que abriga a unidade museológica, desde seu papel enquanto residência e seus moradores até a presença da música no espaço.

Programação:

15 de setembro de 2017, 6ª feira, 9h
Ação Educativa – Do piano ao MP3 - a música na vida doméstica
Alunos da EE Acylino do Amaral Gurgel (Salto)
No Museu da Música – Itu – Rua Floriano Peixoto, 480, Itu.

15 de setembro de 2017, 6ª feira, 14h
Ação Educativa – Do piano ao MP3 - a música na vida doméstica
Alunos da EMEFEI João Brunheira (Laras/Laranjal Paulista)
No Museu da Música – Itu

17 de setembro de 2017, domingo, 10h30
Diálogos – Museu da Música – Itu, 10 anos de memórias
Allie Queiroz, Morgana Ribeiro e Luís Roberto de Francisco
No Museu da Música – Itu

19 de setembro de 2017, 3ª feira, 19h30
Ação Educativa – Música e cultura na Idade Média
Prof. Dr. Evandro Antonio Correia
Participação do tenor Paulo Zeppini
CEUNSP – Campus I - Praça Regente Feijó, 181

O Museu da Música – Itu foi instalado a 14 de dezembro de 2007 pelos associados do Instituto Cultural de Itu e atua na divulgação da música de Itu e região, preservando um acervo de dez mil partituras, além de objetos, gravações, imagens e documentos relacionados à vida musical de Itu. Já publicou sete cadernos de estudo sobre o tema, além da restauração de bom número de músicas que compõem o patrimônio imaterial da cidade.

Nos últimos anos tem realizado gratuitamente ações educativas que já atenderam cerca de três mil alunos das escolas públicas de Itu. Está aberto todos os domingos das 9h às 13h. com visita gratuita. Em 2017 entrou na era digital ao criar um canal com gravações que enriquecem a visita ao acervo. Todos os eventos são gratuitos e patrocinados pelo Instituto Cultural de Itu. 

Comentários