Cultura

Publicado: Terça-feira, 19 de junho de 2018

Museu da Música de Itu discute universo rural paulista

Novo encontro da série "Diálogos" ocorre domingo, dia 24.

Museu da Música de Itu discute universo rural paulista
Evento vai discutir a vida caipira no universo cultural paulista

No próximo domingo, dia 24 de junho, o Museu da Música de Itu realizará novo encontro da série "Diálogos", desta vez discutindo a vida caipira no universo cultural paulista, onde nasceu uma música característica, de raiz rural.

Com início às 10h30, a discussão será conduzida pelo escritor Leonardo Silveira. O jovem, estudante do curso de História, nasceu em Itu, filho de pai migrante nordestino e mãe paulista. Cresceu entre a cidade e o campo, onde passou uma infância privilegiada no sítio da família, no bairro do Varejão (Itu). Em 2015 publicou seu primeiro livro “Contos de Roça e Sertão”, pela editora Giostri, reunindo causos recolhidos nas histórias de sua antiga família ituana.

Leonardo aprendeu também, com a família e amigos, o gosto pela viola de arame, na qual executa músicas nascidas nos velhos bairros rurais de Itu. Atualmente desenvolve pesquisa sobre genealogia e costumes caipiras.

O encontro, intitulado “Gente da nossa terra: modas, causos e histórias”, será mediado pelo Prof. Marco Ribeiro, pesquisador do Museu da Música e especialista no tema do uso do tempo livre na vida rural. 

A série de encontros é aberta ao público e é uma iniciativa para aproximar a comunidade da reflexão sobre o papel dos museus na sociedade.

O Museu da Música – Itu tem sede à Rua Floriano Peixoto, 480 e está aberto a visitas aos domingos, entre 9h e 13h. É mantido pelo Instituto Cultural de Itu. Mais informações pelo site: www.museudamusicaitu.com.br

A visita ao Museu e a participação ao evento são gratuitos. 

Comentários