Cultura

Publicado: Quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Museu da Música de Itu discute memória e história neste domingo

Encontro terá abertura de exposição sobre Cecília Bispo.

Museu da Música de Itu discute memória e história neste domingo
A exposição tem como ponto de apoio a celebração do centenário de nascimento da intelectual ituana Maria Cecília Bispo Brunetti

No próximo domingo, dia 30 de setembro, o Museu da Música de Itu realizará mais um encontro da série "Diálogos", desta vez trazendo e analisando a memória pessoal e a história social. O evento intitulado “Cecília Bispo: do acervo pessoal à memória social” e a abertura da mostra de mesmo título terão início às 10h30, com entrada franca.

Partindo do próprio acervo, os professores Luís Roberto de Francisco e Marco Rafael Ribeiro discutirão as problemáticas que levam um objeto pessoal a compor um acervo museológico e, daí em diante, servir à memória social. A exposição tem como ponto de apoio a celebração do centenário de nascimento da intelectual ituana Maria Cecília Bispo Brunetti (1918-1992), cuja coleção faz parte do acervo da instituição.

Cecília Bispo, ex-aluna do Colégio Patrocínio, formou-se em Filosofia e História no Instituto Sedes Sapientiae, em 1939, atuando doravante em Itu. A exposição traz reprodução de documentos, fotos e livros, permitindo uma leitura de sua trajetória pessoal e produção acadêmica. Destaque para a série de palestras sobre o centenário do Colégio Patrocínio, que foi transcrito pelo Museu da Música e está sendo editado em parceria com a Academia de Letras de Itu (Acadil).

O Museu da Música fica na Rua Floriano Peixoto, 480 e é mantido pelo Instituto Cultural de Itu. Está aberto todos os domingos entre 9h e 13h, com visita gratuita.  

Comentários