Cultura

Publicado: Terça-feira, 30 de outubro de 2018

Museu da Música de Itu discute "Identidade Nacional" neste domingo

Encontro gratuito ocorre às 10h30.

No próximo domingo, dia 4 de novembro, o Museu da Música - Itu contará com a presença do Prof. Dr. Leandro Thomaz de Almeida, para discutir o tema “Há uma cultura brasileira? – Debates sobre a identidade nacional”. O encontro da série "Diálogos" é gratuito e tem início às 10h30. 

A proposta deste encontro é discutir o que nos distingue, enquanto nação, das outras nações. O que está incluído no "ser brasileiro" que não faria parte de nenhuma outra nacionalidade? Há elementos genuinamente nacionais? Essas e outras questões floresceram com força no Brasil no século XIX e envolveram letrados como Machado de Assis e José de Alencar. No século XX, a questão não perdeu força, ao contrário: com os modernistas, o velho debate suscitou novas questões, as quais ainda são fundamentais para se compreender o desenvolvimento tanto das artes de uma maneira geral, quanto da própria sociedade brasileira. No século XXI, quando a chamada globalização põe em questão as fronteiras nacionais e as imigrações abalam identidades rígidas e aparentemente imutáveis, o tema da identidade nacional permanece na ordem do dia.

O Prof. Leandro Thomaz de Almeida é formado em Letras pela Unicamp, onde fez Mestrado e Doutorado em Teoria e História Literária. Fez estágios de pesquisa na Universidade Sorbonne, em Paris, e na Universidade da California, em Davis. Autor de artigos sobre crítica literária em revistas especializadas, escreveu também É necessário queimar os hereges - Sébastien Castellion e a liberdade de opinião na época da Reforma Protestante, Uma outra herança reformada - reflexões a partir de Sébastien Castellion (em parceria com André Casagrande) e organizou o livro Rostos do fundamentalismo - abordagens histórico-críticas.

O Museu da Música – Itu fica na Rua Floriano Peixoto, 480, Centro. É mantido pelo Instituto Cultural de Itu e está aberto todos os domingos entre 9h e 13h, com visita também gratuita. 

Comentários