Cultura

Publicado: Terça-feira, 28 de agosto de 2018

Museu da Música de Itu discute História e Espiritualidade no domingo

Novo encontro da série "Diálogos" será com a Dra. Olga Sodré

Museu da Música de Itu discute História e Espiritualidade no domingo
Capa do novo romance de Olga Sodré

No próximo domingo, dia 2 de setembro, o Museu da Música de Itu realizará o encontro mensal "Diálogos", discutindo temas ligados à História contemporânea e à espiritualidade cristã e oriental com a participação da Psicóloga Dra. Olga Sodré, que acaba de lançar seu romance “Visões de Guerra e Paz”.

Tendo como cenário a cidade do Rio de Janeiro, a romancista leva o leitor a percorrer caminhos de nossa sociedade atual em vieses como espiritualidade e intensas reflexões sobre a paz; um verdadeiro convite a reflexão da sociedade em que vivemos.

Olga Sodré retorna com seu novo livro “Visões de Guerra e Paz – Saga de uma Família Carioca” que, através do cotidiano de uma família entre acontecimentos atuais, dialoga e reflete a guerra que se encontra todos os dias nas ruas da cidade e a busca pela paz e espiritualidade de formas diversas. Entre conflitos armados, balas perdidas e questionamentos sobre espiritualidade, a personagem Julia percorre um caminho único e nos elucida questões como o cristianismo, a meditação e a história em sua constante busca pela paz.

Olga permeia o enredo com notícias atuais do contexto nacional e mundial nos aproximando da realidade dos personagens do livro. Além disso, quando Julia frequenta lugares como o Mosteiro de São Bento, o Forte ou o calçadão de Copacabana, por exemplo, nos transportamos para ambientes da história e dividimos seus anseios, bem como vibramos com suas descobertas. É nessa forma de conduzir a escrita que “Visões de Guerra e Paz” leva à reflexão de forma despercebida e leve questionando a guerra, a paz e nosso papel social perante aos acontecimentos que nos rodeiam.

Olga Sodré é doutora em psicologia clínica pela PUC-Rio e em filosofia pela Sorbonne, Paris, pós-doutora em filosofia pelo Instituto Católico de Paris e Instituto de Medicina Social da UERJ. Integrou o Grupo de Trabalho de Psicologia e Religião da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Ensino de Pós-graduação em Psicologia) e atuou como consultora, pesquisadora e professora em diversas instituições nacionais e internacionais. Tem pesquisas e textos publicados em revistas de psicologia, filosofia e teologia e escreveu livros coletivos como “Arte de Cuidar” da Faculdade de Medicina da USP, “Enfrentamento Religioso e Saúde” do Instituto de Psicologia da USP e a coletânea “Psicologia da Religião no mundo ocidental contemporâneo: desafios da interdisciplinaridade” da editora Universa de Brasília.

Em 2011 criou em Itu, o “Centro de Estudos Brasileiros – Nelson Werneck Sodré” trazendo à luz a memória de seu pai, importante historiador brasileiro. Há cinco anos encerrou suas atividades profissionais e desde então tem se dedicado à vida fora dos meios acadêmicos, focada na espiritualidade e na escrita de seus romances. Em 2017 lançou o primeiro, o biográfico “Conversas com Vovó Amélia” (Nobres Letras).

“Visões de Guerra e Paz” (Nobres Letras) é seu segundo romance e não será o último, seu terceiro livro já está sendo editado e terá como cenário a cidade de Itu, tão importante para a história nacional e para sua própria.

“Visões de Guerra e Paz” e “Conversas com Vovó Amélia” podem ser adquiridos no site da Paco Editorial no endereço www.pacolivros.com.br ou na livraria Maranatha (Itu).
 

O Museu da Música – Itu tem sede à Rua Floriano Peixoto, 480, Centro e está aberto a visitas aos domingos, entre 9h e 13h, gratuitamente. É mantido pelo Instituto Cultural de Itu. Mais informações pelo site: www.museudamusicaitu.com.br

Comentários