Cultura

Publicado: Segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Museu da Música completa 10 anos com concerto e publicação

Livro traz a biografia inédita de um prodígio musical em Itu

Crédito: Juca Ferreira Museu da Música completa 10 anos com concerto e publicação
Fachada do órgão Cavaillé-Coll da Igreja Matriz

No domingo, dia 10 de dezembro, o Museu da Música – Itu comemora 10 anos de fundação. A comemoração será realizada em uma das mais célebres igrejas de Itu – do Senhor Bom Jesus, e contará com a participação do Coral Vozes de Itu e da Schola Cantorum apresentando obras musicais recuperadas pela instituição ao longo dos dez anos.

Parte especial das comemorações será o lançamento do livro “José Mariano da Costa Lobo – prodígio e ousadia na música em Itu”. Resultado de mais de 20 anos de pesquisa, a obra revela a trajetória do prodígio musical ituano, um dos mais talentosos compositores e intérpretes da história regional, que viveu na segunda metade do século XIX, cuja vida foi interrompida pela morte prematura. A data marca os 160 anos de seu nascimento.

O leitor poderá conhecer em detalhes a vida social da cidade, a história de bailes, concertos, soirées, festas religiosas nas quais José Mariano foi personagem principal. Saberá também da presença de notáveis músicos no antigo Teatro São Domingos, através de farta quantidade de notícias de jornais.

Sobrinho de Elias Lobo, José Mariano iniciou-se na composição musical aos 16 anos e foi a maior liderança musical em Itu.

A capa, desenvolvida pelo Engº Jair de Oliveira, traz belíssima imagem da fachada do órgão Cavaillé-Coll da Igreja Matriz, do fotógrafo Juca Ferreira. José Mariano foi o primeiro e mais célebre organista do instrumento francês.

Editado pela Foxtablet o texto foi escrito pelo pesquisador Luís Roberto de Francisco e tem prefácio da Museóloga Abigail Sampaio (MAC/USP). Conta com apoio cultural da Campus Engenharia, do Colégio Almeida Júnior e da Indemetal Gráficos.

O livro “José Mariano da Costa Lobo – prodígio e ousadia na música em Itu” é uma iniciativa do Instituto Cultural de Itu e estará à venda no valor de R$25,00. Toda a renda é revertida para a manutenção do Museu da Música.



Serviço:
Celebração dos dez anos de fundação do Museu da Música – Itu
10 de dezembro de 2017, 11h
Igreja do Bom Jesus – Itu

O Museu

O Museu da Música – Itu foi criado em 14 de dezembro de 2007. Está instalado à Rua Floriano Peixoto, 480, no Centro da cidade e aberto ao público aos domingos das 9h às 13h.

Ao longo desses 10 anos reuniu cerca de 10 mil partituras, além de fotos, gravações, documentos e objetos que revelam a história de quatro séculos de atividade musical em Itu. Promoveu concertos, conferências, encontros em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e outros museus da cidade. Recebeu mais de três mil alunos em ações educativas. Publicou dez livros e cadernos de estudos sobre o acervo a música de Itu.

É mantido pelo Instituto Cultural de Itu que conta com cerca de quarenta associados. Mantém parceria para divulgação de obras musicais com o Coral Vozes de Itu, Schola Cantorum de Itu e o Quarteto Tristão Júnior.

Leia mais: museudamusicaitu.com.br

Comentários