Cultura

Publicado: Quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Museu da Energia de Itu realiza exposição "Fragmentos do Cotidiano"

Mostra revela atividades cotidianas de uma casa nos séculos 18 e 19.

Crédito: André Roedel/Itu.com.br Museu da Energia de Itu realiza exposição "Fragmentos do Cotidiano"
Mostra no Museu da Energia de Itu

Em celebração ao Dia do Patrimônio Histórico, o Museu da Energia de Itu recebe, desde o dia 17 de agosto, a mostra "Fragmentos do Cotidiano". A exposição foi produzida com base no acervo arqueológico encontrado em prospecções no jardim do Museu e revela ao público o dia a dia de uma casa nos séculos 18 e 19.

O edifício onde o Museu está instalado passou por diversas ocupações ao longo do tempo, sendo, originalmente, uma casa térrea de taipa de pilão que foi transformada em sobrado. Durante as prospecções arqueológicas realizadas na área, foram coletados 3,8 mil fragmentos de artefatos que revelam os hábitos dos antigos moradores do prédio.

Dentre os objetos apresentados em "Fragmentos do Cotidiano", destacam-se utensílios domésticos, cerâmicas, faianças, fósseis de animais e objetos de uso pessoal. A partir desta reflexão do passado, a mostra também busca apresentar conceitos sobre a arqueologia doméstica e levantar questões sobre o consumo desenfreado da sociedade atual e a reciclagem.

A mostra pode ser visitadas das 10 às 17 horas. O Museu da Energia fica na rua Paula Souza, 669 – Centro – Itu/SP. Mais informações pelo telefone (11) 4022-6832 ou [email protected].

Comentários