Cultura

Publicado: Quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Museu da Energia promove exposição "Os Ituanos e a Chegada da Luz"

Conheça a história da iluminação pública em Itu!

Museu da Energia promove exposição "Os Ituanos e a Chegada da Luz"
Exposição tratará sobre a iluminação pública em Itu

Em celebração ao aniversário de 15 anos do Museu da Energia de Itu, a unidade promove a exposição inédita “Os Ituanos e a Chegada da Luz” desde o dia 14 de dezembro de 2014. Gratuita, a mostra seguirá aberta à visitação por tempo indeterminado, das 14 às 17 horas. Nos demais dias, de terça-feira a sábado, das 10 às 17 horas.

Na mostra, o público pode conhecer como se deu a chegada da iluminação pública na cidade e a evolução do sistema, desde os tempos dos postes a querosene até o fornecimento atual por energia elétrica. A exposição, realizada a partir do acervo da Fundação Energia e Saneamento e do Museu Republicano, também busca revelar quais impressões a implantação do sistema causou nos ituanos, baseando-se no registro em crônicas e notícias nos antigos jornais locais do início do século passado.

Montada no piso térreo do Museu, a exposição também leva o público a uma viagem ao passado, apresentando os fatos mais importantes que envolveram a iluminação em Itu, como a figura do "homem vagalume", responsável por acender os lampiões públicos; o ambiente das festas de interior iluminadas por mortiças e candeias; a primeira tentativa de iluminação elétrica, feita pelos irmãos Valentini em 1904; entre outras curiosidades. Os visitantes poderão, ainda, conferir objetos, mapas, jornais, fotografias e até uma área cenográfica que reproduz a antiga agência de atendimento da São Paulo Tramway Light and Power Co, companhia responsável pelo fornecimento de energia elétrica na cidade durante cinco décadas.

História da energia elétrica na cidade

Em Itu, a eletricidade teve início no alvorecer do século XX, quando capitalistas pertencentes às tradicionais famílias da região fundaram, em 1903, a Companhia Ytuana de Força e Luz. No ano seguinte, formalizava-se um contrato entre a Companha e a Câmara Municipal para a distribuição de luz e força elétrica ao município. Em 1906, a Companhia Ytuana inaugurou a Hidrelétrica de Lavras, localizada na Vila do Salto de Itu e, no mesmo ano, começou a fornecer iluminação pública aos ituanos. Já em 1908, a Companhia comprou o sobrado da família Corrêa Pacheco - atual Museu da Energia - e nele instalou sua sede e agência de atendimento público.

A chegada da energia elétrica mudou o cotidiano dos ituanos. Esse processo ficou registrado pelos cronistas locais, em especial na obra de Francisco Nardy Filho (1879 - 1959), sendo acompanhado pelos moradores por meio dos jornais da época.

Selfie no Museu

No mês de dezembro também acontece a campanha “Selfie no Museu”. Durante a visita as pessoas podem fazer selfies em um cenário especial e com roupas da época e publicar nas redes sociais (Facebook e Twitter, por exemplo) em comemoração ao aniversário do Museu da Energia.

Atividades de aniversário

20 de dezembro (sábado) 15h

Jogos do Século XIX: xadrez, víspora, gamão, dominó, general, burro, dama, ludo e whist.

21 de dezembro (domingo) 15h
Construindo a memória do sobrado: a proposta da ação é que os visitantes possam desvendar as histórias do sobrado através de documentos, jornais e fotografias.

Serviço:
Museu da Energia de Itu
Endereço: Rua Paulo Souza, 669, Centro – Itu/São Paulo
Entrada: gratuita
Horário: terça a domingo, das 10 às 17h
Informações: (11) 4022-6832

Sobre o Museu da Energia de Itu

O Museu da Energia de Itu é um equipamento cultural da Fundação Energia e Saneamento. O Museu atua na preservação, pesquisa e divulgação do patrimônio cultural da energia, com destaque para ações educativas. O Museu recebe, anualmente, milhares de visitantes, sendo em sua maioria estudantes. Por estar localizado em uma Estância Turística e no Centro Histórico de Itu, recebe também muitos turistas.

Comentários