Cultura

Publicado: Sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Museu da Energia de Itu realiza "Caça ao Tesouro" no domingo

Atividade encerra programação da 11ª Primavera dos Museus.

Crédito: Divulgação/Museu da Energia Museu da Energia de Itu realiza "Caça ao Tesouro" no domingo
Atividades para crianças no Museu da Energia de Itu

No próximo domingo, dia 24 de setembro, o Museu da Energia de Itu realizará a ação “Caça ao Tesouro”, a partir das 11h com entrada gratuita. A atividade, voltada para crianças de 6 a 10 anos, encerra a programação oficial da 11ª Primavera dos Museus na unidade.

Realizada pelo Ibram, a Primavera dos Museus tem o objetivo de promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade, a partir do tema “Museus e suas memórias”.

O jogo caça ao tesouro é uma atividade que requer muita atenção e agilidade entre os participantes. Para encontrar o tesouro basta seguirem as pistas que estarão espalhadas pelo sobrado. Os grupos serão divididos com bandeiras em duas cores: Grupo vermelho X Grupo azul. O tesouro encontrado será um objeto do acervo do Museu.

11ª Primavera dos Museus - “Museus e suas memórias”

Os museus têm muitas e diferentes memórias, que merecem e necessitam ser reveladas e preservadas. Ao fazermos um percurso cronológico, não podemos deixar de lembrar que no próximo ano iremos comemorar os 200 anos da criação da primeira instituição museal brasileira, o Museu Nacional/UFRJ no Rio de Janeiro (RJ).

Desde então, milhares de museus foram fundados no Brasil – o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) tem mapeado mais de 3,7 mil deles. E cada um deles carrega consigo histórias, contextos, objetivos e memórias. Exatamente por isso, o Ibram escolheu o tema Museus e suas memórias para comemorar a 11º Primavera dos Museus.

Desta vez, o tema vem destacar a importância de se valorizar a memória institucional como elo essencial nessa ampla cadeia de sentidos, em contínua transformação, que é a memória construída e compartilhada a partir de diferentes perspectivas sociais – e que tem no museu um importante ponto de conexão.

Assim, o tema da 11ª edição da Primavera dos Museus convida público e instituições participantes a juntos alinhavarem trajetórias, processos e resultados de sua presença e atuação, abrindo espaço para a inclusão da sua produção na malha diversa que é a memória coletiva. 

Serviço:
Museu da Energia de Itu
Rua Paula Souza, 669, Centro. Itu – SP
(11) 4022-6832
www.museudaenergia.org.br
[email protected]
Entrada gratuita.

Comentários