Cultura

Publicado: Quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Museu da Energia de Itu participa da Jornada do Patrimônio Paulista

Roteiro de visita será realizado no domingo, dia 20 de agosto

Crédito: Caio Mattos Museu da Energia de Itu participa da Jornada do Patrimônio Paulista
O Museu da Energia fica no Centro de Itu

No domingo, dia 20 de agosto, o Museu da Energia de Itu participa da Jornada do Patrimônio, evento promovido pela Secretaria de Estado da Cultura com o objetivo de incentivar a valorização do patrimônio das cidades paulistas por seus cidadãos.

Em Itu, o Museu da Energia integrará o roteiro turístico "Museus e Espaços Culturais", que propõe um passeio pelo centro histórico da cidade, das 10 às 16 horas, visitando locais como a Casa da Praça, o Museu da Música e o Museu Republicano "Convenção de Itu". Os participantes terão entrada gratuita e receberão um "passaporte cultural" que será carimbado em cada espaço visitado. Cada ponto estará sinalizado com banner do evento, e haverá um monitor para acompanhar a visita destacando aspectos particulares de cada bem cultural.

A retirada do "passaporte cultural" poderá ser realizada na Casa da Praça (Praça da Matriz, nº 56, Centro, Itu - SP) ou nos demais pontos participantes do roteiro “Museus e Espaços Culturais”: Espaço Cultural Fábrica São Luiz, Museu da Música, Museu da Energia de Itu, Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu, Museu de Arte Sacra Padre Jesuíno do Monte Carmelo, Mercado Municipal de Itu, Museu Republicano "Convenção de Itu", e Museu do Quartel - Regimento Deodoro. Ao completar todo o percurso da atividade proposta, o público poderá retirar um selo especial na Casa da Praça e requisitar um certificado.

A Jornada do Patrimônio em Itu é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura, Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico), UPPH (Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico) e da Prefeitura de Itu junto às Secretarias Municipais de Cultura, Educação, Segurança, Trânsito e Transporte e Turismo, Lazer e Eventos.

Confira a programação completa no site jornadadopatrimonio.sp.gov.br.

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis) e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

As ações de 2017 da Fundação Energia e Saneamento (Rede Museu da Energia e Núcleo de Documentação e Pesquisa) têm o patrocínio, via Lei Rouanet/MinC, das empresas CESP e Sabesp.

Serviço:
MUSEU DA ENERGIA DE ITU NA JORNADA DO PATRIMÔNIO – ROTEIRO “MUSEUS E ESPAÇOS CULTURAIS”
Quando? Domingo, dia 20 de agosto de 2017, das 10 às 16 horas.
Onde? Centro histórico de Itu, incluso o Museu da Energia (Rua Paula Souza, 669, Centro, Itu/SP)
ENTRADA GRATUITA
Informações: 11 4022 6832 ou [email protected]
www.museudaenergia.org.br

Comentários