Cultura

Publicado: Quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Museu da Energia de Itu participa da 11ª Primavera dos Museus

Entrada gratuita e realização de programação especial!

Crédito: Divulgação/Caio Mattos Museu da Energia de Itu participa da 11ª Primavera dos Museus
Crianças poderão participar de jogo "Caça ao Tesouro" pelas salas do Museu

O Museu da Energia de Itu participa, a partir do dia 20 de setembro (quarta-feira), da 11ª edição da “Primavera dos Museus”, temporada de uma semana de eventos coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e que, em 2017, articulará mais de 900 instituições ao redor do tema “Museus e suas memórias”. O objetivo é levar as unidades museológicas nacionais a refletirem sobre as suas próprias histórias, contextos e recordações.

Para iniciar a programação especial, na quarta-feira, dia 20, o Museu da Energia estará com entrada gratuita. O público poderá conferir as atuais exposições da unidade, “História, Energia e Cotidiano”, “Os ituanos e a chegada da luz” e “Fontes e Chafarizes”. Com abordagens diferentes, as mostras apresentam o impacto da chegada dos serviços de água e energia em Itu.

Nos dias 20 e 24, a unidade museológica oferecerá, a crianças de 6 a 10 anos, o jogo "Caça ao Tesouro". Atividade que requer atenção e agilidade, a dinâmica dividirá os participantes em dois grupos. As crianças deverão seguir as pistas espalhadas pelas salas para encontrar o tesouro escondido: um objeto do acervo do Museu da Energia. A atividade será finalizada com a ação educativa "Objetos que contam história". A ação ocorre às 15 horas no dia 20, e às 11 horas no dia 24.

No sábado, dia 23, às 15 horas, o espaço promove o evento “Café com Energia”, projeto de história oral que reunirá, em uma tarde de entrevistas e bate-papos, profissionais que integraram o quadro de funcionários do Museu da Energia em seus quase 18 anos de atividades, de forma a resgatar e registrar as experiências da qual participaram, de forma orgânica, os trabalhadores dos museus e seus diversos públicos.

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis) e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

As ações de 2017 da Fundação Energia e Saneamento (Rede Museu da Energia e Núcleo de Documentação e Pesquisa) têm o patrocínio, via Lei Rouanet/MinC, das empresas Cesp e Sabesp.

Serviço:
MUSEU DA ENERGIA DE ITU NA 11ª PRIMAVERA DE MUSEUS
Quando? Dias 20, 23 e 24 de setembro de 2017
Onde? Museu da Energia (Rua Paula Souza, 669, Centro, Itu/SP)
Horários da atividade “Caça ao Tesouro”: Dia 20/09, às 15 horas; Dia 24/09, às 11 horas.
ENTRADA GRATUITA NO DIA 20 DE SETEMBRO. NOS DEMAIS DIAS:
Ingresso: R$4,00
Meia-entrada: crianças até 7 anos e estudantes com carteirinha.
Entrada gratuita: professores e pessoas acima de 60 anos.
Ingresso-família: pais com filhos até 7 anos pagam meia-entrada e os filhos têm entrada gratuita.
Informações: (11) 4022-6832 ou [email protected]
www.museudaenergia.org.br

Comentários