Cultura

Publicado: Quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Museu da Energia de Itu comemora 15 anos de atividades

Exposições e ações educativas terão visitação gratuita.

Crédito: André Roedel/Itu.com.br Museu da Energia de Itu comemora 15 anos de atividades
Aniversário do Museu da Energia de Itu será comemorado com atividades e visitação gratuita

O Museu da Energia de Itu, instituição mantida pela Fundação Energia e Saneamento, completa 15 anos no dia 14 de dezembro. Para comemorar o aniversário da unidade, a programação conta com a inauguração da exposição “Os Ituanos e a Chegada da Luz”, ações educativas, jogos e experimentos aos fins de semana e visitação gratuita em todo o mês de dezembro.

A exposição “Os Ituanos e a Chegada da Luz” trará a história da iluminação pública em Itu, através do olhar dos ituanos. Inspirada na obra do jornalista Francisco Nardy Filho, em notícias de jornais que circulavam no período (pertencentes ao acervo do Museu Republicano) e ainda plantas, mapas e documentos do Núcleo de Documentação e Pesquisa da Fundação Energia e Saneamento, a exposição estará recheada de curiosas informações sobre o cotidiano das pessoas antes e depois da instalação iluminação elétrica na cidade.

A mostra contará também com um cenário especial ao reproduzir o escritório da São Paulo Tramway Light and Power Co. Aos fins de semana, o visitante poderá participar das ações educativas, jogos e realizar experimentos mediados por educadores do Museu da Energia.

Selfie no Museu

No mês de dezembro também acontece a campanha “Selfie no Museu”. Durante a visita as pessoas podem fazer selfies em um cenário especial e com roupas da época e publicar nas redes sociais (Facebook e Twitter, por exemplo) em comemoração ao aniversário do Museu da Energia.

Confira a programação:

Ações Educativas Especiais

Dia 6 de dezembro (sábado), às 15h: Brinquedoteca: os visitantes poderão participar de jogos, como Cai não Cai, Futesopro, Boliche, e outros brinquedos, todos produzidos a partir de materiais recicláveis.

Dia 7 de dezembro (domingo), às 15h: Experimentos: fontes alternativas de energia (painel solar, radiômetro de Crookes e máquina a vapor) e eletromagnetismo e eletricidade (globo de plasma e conjunto de imãs flutuantes).

Dia 14 de dezembro (domingo), às 15h: Objetos que contam a história: a ação visa estimular os visitantes a refletirem sobre os objetos, reconhecendo sua narrativa histórica por meio da observação e do contato direto com objetos semelhantes ao acervo da exposição “História, Energia e Cotidiano”.

Dia 20 de dezembro (sábado), às 15h: Jogos do Século XIX: xadrez, víspora, gamão, dominó, general, burro, dama, ludo e whist.

Dia 21 de dezembro (domingo), às 15h: Construindo a memória do sobrado: a proposta da ação é que os visitantes possam desvendar as histórias do sobrado através de documentos, jornais e fotografias.

Serviço:
Onde: Museu da Energia de Itu
Quando: de 1 a 21 de dezembro
Endereço: Rua Paulo Souza, 669, Centro – Itu/São Paulo
Entrada: gratuita
Horário: das 10h às 17h
Informações: (11) 4022-6832 

Comentários