Cultura

Publicado: Quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Mostra 'Seresteiros de Itu' tem início nesta sexta-feira

Obras reúnem a trajetória das serestas ituanas.

Mostra 'Seresteiros de Itu' tem início nesta sexta-feira
Caricatura de Tristão Jr., feita no início do século XX pelo professor Demétrio Blackmann

O Museu da Música – Itu e o SESC realizam a abertura da mostra cultural “Seresteiros de Itu” no dia 19 de agosto (sexta-feira), a partir das 19h30. A mostra relata a história das práticas de seresta e serenata na cidade de Itu, através de painéis, instrumentos musicais, gravações, fotos e texto.

A exibição reúne a trajetória das serestas ituanas, desde Tristão Jr. (1880 – 1935), primeiro compositor do gênero na cidade, por meio de relatos de sua filha e familiares, e também com notícias de jornais, grupos seresteiros de Itu, compositores e literatura a respeito do tema.

Os pesquisadores do Museu da Música – Itu levaram cerca de seis meses levantando informações no próprio acervo, reunindo entrevistas, notícias de jornais e relatos para compor a mostra, que conta com apoio do Instituto Cultural de Itu, do Sincomércio – Itu e da Associação Pró-Desenvolvimento do Turismo da Estância Turística de Itu (Prótur).

Segundo a Curadora do Museu, Profª Maria de Lourdes Sioli, “a mostra é mais uma oportunidade para a comunidade conhecer e reconhecer o patrimônio cultural de sua cidade.” A exposição estará em cartaz até junho de 2012 e tem entrada gratuita.

Além da mostra o SESC realizará uma série de serestas, ao longo do período, sendo a primeira na abertura da mostra, com a participação do Conjunto de Seresta Tristão Jr. e cantores.

Também uma série de ações educativas acontecerá, com estudantes de escolas públicas, permitindo que os jovens tenham acesso ao conteúdo da exposição e ampliem seu universo sonoro e cultural.

Conjunto de Serestas Tristão Jr.

O conjunto apresentou-se pela primeira vez em janeiro de 1990, durante a primeira Semana Tristão Júnior, o que continuou fazendo nos anos seguintes. Atualmente sua formação é composta por flauta, clarinete (eventualmente sax alto), contrabaixo e violão. Seu repertório básico é formado de valsas, tangos brasileiros, choros, schottishs, polkas, maxixes e outras peças seresteiras, com obras de compositores como o próprio Tristão Júnior e Zequinha de Abreu, Antenógenes Silva, Patápio Silva, A. Marino, Pixinguinha, Chico Buarque, Zequinha Marques, Henrique Castellari, Silvestre Pereira de Oliveira, Nabor Pires Camargo, Erothides de Campos e os ituanos Ignez Silveira Lepsch e Tabajara Santos.

O grupo é formado por Célia Trettel (violão), Tabajara dos Santos (clarinete, saxofone, compositor e arranjador), Gilmar de Campos (flauta), Vinícius Gavioli (flauta), Rubens Garcia (contra-baixo). Mas contou também com Míriam Cavachini (flauta) e Antonio Stoppa (contra-baixo).

Serviço
Abertura da Mostra “Seresteiros de Itu” e Seresta – Conjunto Tristão Jr.
Data: 19 de agosto, 19h30
Rua Floriano Peixoto, 480, centro – Itu
Entrada gratuita!
Mais informações pelo e-mail [email protected] ou telefone (11) 4022-1248.

Comentários