Cultura

Publicado: Terça-feira, 23 de agosto de 2016

Mostra "Maria Antonia: uma vida, muitas histórias" será aberta em Itu

Exposição poderá ser visitada no Museu Republicano.

Crédito: Arte/Divulgação Mostra "Maria Antonia: uma vida, muitas histórias" será aberta em Itu
Maria Antonia Luporini Sampaio

A abertura da mostra "Maria Antonia: uma vida, muitas histórias" será realizada no sábado, dia 27 de agosto, às 10h, no Museu Republicano “Convenção de Itu”.

A exposição, em comemoração ao centenário de seu nascimento poderá ser vista nas salas do Museu Republicano, onde Maria Antonia Luporini Sampaio trabalhou por 36 anos, cuidando do acervo, atendendo ao público e zelando pelo edifício e pela instituição.

O evento faz parte da programação de atividades que estão sendo realizadas durante o mês de agosto, em homenagem a Maria Antonia.

Sobre Maria Antonia

Maria Antonia nasceu em Itu a 22 de agosto de 1916, filha de Arthur Ferraz Sampaio e Agnela Luporini. Era professora formada pela Escola Normal do Colégio Nossa Senhora do Patrocínio. Lecionou por alguns anos até ser nomeada conservadora do Museu Republicano "Convenção de Itu" (USP). Por indicação dos Padres Jesuítas, Maria Antonia assumiu a direção da Congregação Mariana Nossa Senhora do Bom Conselho, grupo de operárias ituanas e do Lar Escola Santo Inácio, onde desenvolveu ação voluntária. Distinguiu-se pelo trabalho social entre crianças de baixa renda e jovens operárias. Faleceu repentinamente em 31 de janeiro de 1975.

Serviço:
Abertura da mostra "Maria Antonia: uma vida, muitas histórias"
Local: Museu Republicano "Convenção de Itu"
Endereço: Rua Barão do Itaim, nº 67, no Centro - Itu/SP
Data: 27 de agosto (sábado)
Horário: ás 10h  

Comentários