Cultura

Publicado: Segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Maestro Elias Lobo é lembrado com programação especial em Itu

Oficina educativa e concerto irão homenagear o músico.

Maestro Elias Lobo é lembrado com programação especial em Itu
Eventos celebram vida e obra do Maestro Elias Lobo


O Museu da Música – Itu e a Secretaria Municipal de Cultura irão realizar uma série de eventos em comemoração ao Dia Maestro Elias Álvares Lobo, criado pelo Decreto Municipal 2130/2014 pelo qual o compositor ituano Elias Álvares Lobo (1834-1901) deve ser lembrado anualmente com programação cultural.

Para tanto, estabeleceram parcerias com a Associação Cultural Vozes de Itu, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itu e a Escola Estadual “Regente Feijó” a fim de que a obra do músico ituano seja mais conhecida.

Confira a programação de eventos:

Dia 7 de agosto, sexta-feira, 20 horas
Concerto de inauguração do harmonium Debain com músicas inéditas do Maestro Elias Álvares Lobo pelo Coral Vozes de Itu
Local: Capela São João de Deus da Santa Casa de Misericórdia de Itu
Endereço: Rua Joaquim Borges, 314 – Centro

>> O Museu da Música restaurou duas novas obras do Maestro Elias Lobo para serem executadas neste concerto, a “Missa Quaresmal”, composta em 1877 e o “Credo 2º’, escrito em 1873. As duas obras, concebidas para cerimônias religiosas, foram transcritas pelos pianistas Giancarlo Staffetti e Alfredo Abbatti. Ambas fazem parte do acervo do Museu da Música, adaptadas para acompanhamento de harmonium. As duas obras serão executadas pelo Coral Vozes de Itu, que neste ano completa seu jubileu de ouro.

>> A Capela São João de Deus (Santa Casa de Itu) ostentou por mais de cem anos um importante harmonium da marca Debain, produzido em Paris na década de 1870. Esse é o mais antigo instrumento do gênero na cidade, que possui cerca de vinte e cinco harmônios. O Debain, que estava fora de uso há vinte anos, foi completamente restaurado, mantendo a sua aparência e peças originais. Todas as partes do mecanismo, que estavam danificadas, foram reconstruídas. Hoje é possível ser utilizado novamente como instrumento. A restauração coube ao ituano Rodrigo Cristofoletti, por intervenção do Museu da Música e patrocínio da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itu. O trabalho meticuloso durou cerca de seis meses. O instrumento será tocado pela primeira vez neste concerto.

Dia 9 de agosto, domingo, 10 horas
Homenagem ao Maestro Elias Álvares Lobo
Local: Cemitério Municipal de Itu
Endereço: Praça da Bíblia, s/nº

Dia 9 de agosto, domingo, 11 horas
Apresentação da Banda União dos Artistas
Local: Praça Padre Miguel (Matriz)

De 12 a 26 de agosto
Oficina “Olhando os sons, escutando imagens: a ópera ‘A Noite de São João’, um imaginário popular”, conduzida pelos professores Morgana Ribeiro e Luís Roberto de Francisco. Participação de alunos da EE “Regente Feijó”.

>> A oficina “Olhando os sons, escutando imagens: a ópera ‘A Noite de São João’, um imaginário popular” será realizada no Museu da Música e na Escola Estadual Regente Feijó, tendo como público os alunos dessa unidade escolar. A proposta dos professores Morgana Ribeiro (Artes) e Luís Roberto de Francisco (História) é a produção de material visual a partir do estudo da ópera “A Noite de São” João (escrita por Elias Lobo). O material produzido pelos alunos será inserido na mostra “A moda da viola”, em cartaz no Museu da Música.

Sobre o Maestro

Elias Lobo projetou-se em âmbito nacional depois de escrever a ópera “A Noite de São João” e apresentá-la na Corte de D. Pedro II em 1860. Tornou-se o primeiro compositor brasileiro a escrever uma ópera de caráter nacional. Nascido em Itu, após os trinta anos mudou-se para Itatiba, depois Campinas e finalmente São Paulo.

Foi o responsável pelos primeiros métodos de música utilizados nas escolas públicas paulistas. Sua obra, grande parte de música sacra, está preservada no Museu da Música – Itu e tem sido revelada a partir concertos e apresentações, sobretudo pelo Coral Vozes de Itu. Desde agosto de 2014 seus restos mortais repousam no Cemitério Municipal de Itu.

Comentários