Cultura

Publicado: Quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Livro escrito por ituanos será lançado na Itália em outubro

Serão realizados eventos em duas cidades italianas.

Livro escrito por ituanos será lançado na Itália em outubro
Edson (à esquerda) e Fátima (de preto), com Bruno Moretto e esposa

O livro “Família Lunardon e suas raízes italianas”, escrito pelos ituanos Edson Carlos de Oliveira e Maria de Fátima Boni Oliveira, será lançado na Itália durante o mês de outubro. A obra, que conta o desenvolvimento da região de Itu sob o ponto de vista de uma família de imigrantes, já teve duas edições em língua portuguesa esgotadas e agora foi traduzida para o italiano.

Edson e Fátima farão o lançamento na região do Vêneto, a convite da Associação Veneziani nel Mondo (entidade que representa os italianos da região de Veneza espalhados pelo mundo e é presidida por Bruno Giuseppe Moretto). No dia 14 de outubro, eles farão o lançamento em Bassano del Grappa – cidade de onde os Lunardon partiram para Itu, em 1891. No dia 21 de outubro, o evento será em Veneza. Em ambos, haverá distribuição de exemplares.

Lançado originalmente em maio do ano passado, o livro – que teve a fundamental colaboração de Carmela Lunardon Piratelli, tia dos autores – conta a história e os motivos da imigração italiana para o Brasil, com destaque para a contribuição da família Lunardon. Ele retrata a chegada dos imigrantes ao Brasil e a saga do trabalho nas fazendas de café de Itu e região.

Além de promover o lançamento da versão italiana da obra, a Associação Veneziani nel Mondo fará uma homenagem aos autores pela contribuição deles à história da imigração e à manutenção da cultura italiana no estrangeiro. Estão previstas as presenças dos prefeitos das respectivas cidades, dos presidentes das associações culturais regionais e de membros da família Lunardon que vivem na Itália.

O intercâmbio cultural será completado com a execução do Hino Nacional Brasileiro, com a apresentação de um vídeo, que mostra os pontos turísticos de Itu e com a apresentação da flautista Clarisse Maria, filha do casal, que interpretará músicas do compositor Adoniran Barbosa. Um exemplar da primeira edição do livro já se encontra na Biblioteca Mundial da Imigração Italiana, em Roma.

Comentários