Cultura

Publicado: Terça-feira, 18 de setembro de 2012

Livro do bicentenário de nascimento de Miguel Dutra está à venda

Obra pode ser adquirida no Museu da Música ou Prótur.

Livro do bicentenário de nascimento de Miguel Dutra está à venda
Capa do livro - Renda será revertida à manutenção do museu, financiando ações educativas para 2013

Está disponível para aquisição, no Museu da Música – Itu o livro “Miguel Dutra, bicentenário de nascimento (1812 – 2012)”, organizado pelo Engº Jair de Oliveira. Participaram do projeto o Prof. Jonas Soares de Souza, historiador, hoje Secretário de Cultura de Itu, o Prof. Paulo César Garcez Marins, professor da FAU/USP e do Museu Paulista e o Prof. Luís Roberto de Francisco, regente do Coral Vozes de Itu e um dos coordenadores do Museu da Música de Itu.

A obra reproduz 30 aquarelas feitas por Miguel Dutra em Itu, entre 1835 e 1850, além de um conjunto inédito de pequenos textos nos quais o artista descreve monumentos e pessoas de sua terra. São as mais antigas imagens feitas de Itu.

A publicação traz também dois textos, do Prof. Jonas Soares de Souza sobre o Miguel Dutra pintor e do Prof. Luís Roberto de Francisco sobre o compositor Miguelzinho, que deixou obra musical notável. O prefácio é do Prof. Paulo Garcez.

Informações novas e definitivas para o ambiente da pesquisa sobre a história da arte em Itu são reveladas pela obra. Para os autores a publicação é a oportunidade de divulgar à comunidade um acervo inestimável feito sobre a cidade, que serve aos cidadãos, para reconhecer as transformações de Itu através do tempo. A obra apresenta forte potencial turístico ao revelar um conjunto de imagens do patrimônio pela primeira vez reunido.

Miguel Dutra nasceu em Itu em 1812, cidade na qual viveu até 1845. Mulato, deixou obra artística significativa nas áreas de pintura, escultura, música, talha, arquitetura, ourivesaria. Em Piracicaba, onde viveu os últimos trinta anos de vida, organizou o primeiro museu particular do Estado, com curiosidades sobre botânica, fauna e mineralogia.

A edição traz um formato elegante com paginação dourada, que realça as cores das aquarelas e do texto. Sua publicação só foi possível graças ao envolvimento de patrocinadores: o Colégio Almeida Jr., a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itu, a Jacitara holding, Revista Regional e empresa Starret.

A publicação, que abre as comemorações dos 5 anos de fundação do Museu da Música de Itu, terá sua renda revertida à manutenção do museu, financiando ações educativas para 2013.

O livro pode ser encontrado no Museu da Música - Itu, rua Floriano Peixoto, 480 ao valor de R$ 50,00. Ou na Prótur pelo telefone (11) 4013-0604.

Comentários