Cultura

Publicado: Sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Livro de editora ituana ganha prêmio nacional

Trabalho acadêmico foi reconhecido pela Expocom 2015.

Livro de editora ituana ganha prêmio nacional
Capa do livro-reportagem

O livro "Estamos Aqui: Histórias das vítimas de conflito no leste africano", escrito pela jornalista Jéssica Paula, ganhou a Expocom nacional 2015, que premia os melhores trabalhos acadêmicos de Comunicação. O livro-reportagem foi publicado pela empresa ituana Editora Schoba, em maio deste ano, e já ganhou diversos prêmios pelo país.

A obra é o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da autora, que se formou na Universidade de Brasília (UnB), em 2013. Enquanto ainda era estudante, Jéssica foi ao continente africano conhecer a realidade das vítimas da guerra civil na região da Etópia, Sudão, Sudão do Sul e Uganda. O livro também traz relatos de pessoas sequestradas para trabalhar na milícia de Joseph Kony, um dos 10 mais procurados do mundo.

A escrita do livro foi motivada, principalmente, pela conversa com um dos refugiados. Na ocasião, Jéssica escutou um pedido comovente. "Quando você voltar para o seu mundo, conte para eles que a gente está aqui", disse sorrindo, um dos rapazes.

Dificuldades

A jornalista perdeu parte do movimento das pernas por causa de uma doença bacteriana, aos 14 anos. Para se locomover, precisa do auxilio de muletas. Apesar das dificuldades, a autora viajou sozinha e, ao fim da viagem, contraiu malária. Contudo, chegou sã e salva para mostrar ao mundo que eles estão lá.

Comentários