Cultura

Publicado: Quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Livro "Centenário do Patrocínio" é lançado em Itu

Evento celebrou o centenário de fundação do Colégio.

Livro "Centenário do Patrocínio" é lançado em Itu
Capa do livro

Uma bela cerimônia realizada no dia 29 de setembro, conduzida pela Academia Ituana de Letras (Acadil), serviu para a comemoração dos 160 anos da chegada das Irmãs de São José a Itu. O Salão do Anjo estava lotado de ex-alunas e Irmãs da congregação fundada em Chambéry, cuja superiora foi a Venerável Maria Theodora Voiron. O evento contou com a participação da Profa. Denise Trintadue, ao piano, acompanhando o barítono Aníbal Rebelo (São Paulo).

Entre discursos e a narrativa de memórias, a Irmã Luisa Rodrigues, Provincial das Irmãs de São José em todo o Brasil, agradeceu a homenagem, renovando o compromisso social e espiritual com Itu.

Na mesma celebração foi lançado o livro “Centenário do Patrocínio” que reúne 57 crônicas históricas escritas pela ex-aluna Profa. Maria Cecília Bispo Brunetti (1918 – 1992), patrona da Cadeira nº 21 da Acadil. O livro é um documento histórico preservado pela sua família, doado ao Museu da Música em 2014. Os originais foram transcritos e editados com apoio cultural da empresa Starret em parceria com a Acadil.

Maria Cecília Bispo foi uma intelectual católica, professora de História, que se dedicou intensamente à vida cultural de Itu. Atuou ativamente nas causas de beatificação de Madre Maria Theodora e de Padre Bento Dias Pacheco.

O livro custa R$35,00 e pode ser encontrado na Igreja do Patrocínio, na Livraria Maranata, na Banca do Toledo (ao lado da Padaria Santo Antonio) e no Museu da Música – Itu. 

Comentários

Ariza Centro Veterinrio