Cultura

Publicado: Terça-feira, 4 de maio de 2010

Líder indígena desenvolve ações em Itu e região

O pajé Tchydjo participou de reunião na FASAM.

Crédito: AI / FASAM Líder indígena desenvolve ações em Itu e região
Os participantes da reunião se emocionaram com o canto do pajé

O pajé Tchydjo, líder indígena da etnia Kariri Xocó, localizada na cidade de Porto Real do Colégio (Alagoas), visitou a Associação de Familiares e Amigos da Saúde Mental (FASAM) de Itu, no dia 28 de abril. O índio, premiado e reconhecido como articulador e mobilizador pelo MinC – Ministério da Cultura em 2010, esteve em reunião com os dois Pontos de Cultura, em Itu e Porto Feliz.

Tchydjo desenvolverá o projeto “Resgatando a Cultura Indígena no Vale do Tietê”. Trata-se de uma iniciativa que recebeu o Prêmio Tuxáua através da Secretaria de Cidadania Cultural e que visa reconhecer projetos e lideranças de mobilização e articulação que atuem em rede com os Pontos de Cultura, atualmente quase 3 mil espalhados por todo o país. O termo "Tuxáua" remete, em algumas etnias indígenas, à figura do líder, articulador e mobilizador.

O projeto prevê ações que reúnam representantes de diversos pontos de culturas, redes sociais e iniciativas de atividades que promovam o fortalecimento de laços e somem esforços na construção de objetivos comuns. Segundo Vera Portella, presidente da FASAM, Ponto e Pontão de Cultura da Diversidade & Inclusão e técnica responsável do projeto, "É muito importante difundirmos o conceito de redes solidárias com ações sociais, culturais e artísticas que se reconheçam como afins e colaborem entre si".

No mês de Junho e Agosto estão previstas oficinas de sensibilização, vivências, reuniões e encontros onde serão apresentados cantos, danças e toda riqueza cultural da Etnia Kariri Xocó, com seu belíssimo artesanato e adornos.

Humberto Vital, diretor do Ponto Arca dos Ventos de Porto Feliz, comenta: “Essa iniciativa do Ministério da Cultura de fomentar ações que promovam a possibilidade de contato e integração com as mais diversas manifestações culturais brasileiras, mostra um bom caminho para a Cultura. Temos muito a aprender uns com a cultura dos outros”.

Estiveram presentes na reunião representantes do Ponto Arca dos Ventos de Porto Feliz, Casa da Cultura Afro de Itu e profissionais e voluntários da FASAM Ponto e Pontão da Diversidade & Inclusão Social.

Comentários