Cultura

Publicado: Quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Leitura: vagabundagem e puro prazer

Conheça projetos de incentivo à leitura em Itu e no Brasil.

Leitura: vagabundagem e puro prazer
No Dia do leitor, uma retrospectiva de alguns projetos de leitura desenvolvidos na cidade
por Deborah Dubner

“Livros não transformam o mundo. Livros transformam pessoas e as pessoas transformam o mundo.”
 
Poucas pessoas sabem que em 07 de janeiro comemora-se o Dia do Leitor. Que pena! Penso que seria uma data saborosa se fosse comemorada em grande escala por nosso país. Quantos escritores brasileiros maravilhosos nós temos! Quantos jovens articulados em projetos culturais nós temos! Quantos movimentos pela leitura existem em nosso país! Já pensou se tudo isso fosse potencializado em um único dia, e todas as pessoas celebrassem o sabor da leitura em suas casas, escolas, vizinhanças, grupos de estudo, ONGs, hospitais, ruas, bibliotecas...

O tema me lembra o que Rubem Alves disse em uma palestra que assisti em Itu: "A grande coisa da educação é a leitura. E atualmente, infelizmente as pessoas não sabem e não gostam de ler. Literatura é vagabundagem! Você lê para ter prazer, para ter felicidade, não é pra ter nota! A leitura entra dentro da gente, faz a gente crescer, leva para outros mundos. Há 68 anos atrás, eu tinha aula de leitura na escola. A professora lia pra gente e a coisa boa é que não tinha nota!"

Enfim, também sou daquelas que acha que um livro pode ser profundamente transformador. Já vivi essa experiência várias vezes, e talvez por isso eu goste tanto de escrever.   

Nesta data, chamo também à reflexão o outro lado dessa moeda: em 2007, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o Brasil teve um dos piores índices de analfabetismo da América Latina, atrás de países como Bolívia, Suriname e Peru. Temos nada mais, nada menos do que 14 milhões de analfabetos. Apesar de ainda ser um dos piores índices do continente, pode-se dizer que temos dado uma melhoradinha a cada ano, desde 1997. Devagar e sempre, lá vamos nós!
 

Como nem tudo está perdido, é bom saber que Itu tem dois audaciosos projetos de Alfabetização voltados para adultos. Um deles, desenvolvido pelo Rotary Clube de Itu e outro pelo Sindicato Rural de Itu. Conheça os dois, vale a pena se emocionar com essas histórias!

Vale lembrar também que em 2008, o Dia das Crianças recebeu o selo de “Dia Estadual da Leitura em São Paulo”, com o objetivo de despertar a vontade e a paixão de ler, numa iniciativa batizada de Brincar de Ler. Vários eventos ocorreram simultaneamente em todo o Estado. Itu também participou!
 

Leitura em Números
(fonte: site do Ministério da Cultura)

- 4,7 livros
é a média de leitura anual da população brasileira, incluindo a Bíblia e livros didáticos e técnicos, segundo pesquisa feita em 2008 com adolescentes e adultos pelo Instituto Pró-Livro.
- 1,3 livro é o número de obras que os brasileiros leem por ano por vontade própria, sem ser obrigados por escolas ou universidades.
- 1,1 livro é o número de obras que as pessoas compram por ano.
- 39% dos leitores brasileiros têm até 17 anos, ou seja, estão em idade escolar e leem livros indicados pela escola; 14% têm entre 18 e 24 anos, idade compatível com ensino superior
 

Selecionei aqui alguns projetos que têm sido desenvolvidos em Itu e no Brasil e que ajudam esse árduo caminhar, abrindo portas e deixando o sonho entrar...
 

Em Itu


Biblioteca Comunitária “Prof. Waldir de Souza Lima” – Está aí um exemplo vivo de energia, talento e boa vontade. Voluntários jovens e cheios de ideias inauguraram em março de 2008 esse espaço, que tem promovido dezenas de eventos culturais, além do acervo de livros que cresce a cada dia, através das doações. Obrigatório conhecer!    

Biblioteca Móvel
– O principal objetivo da biblioteca móvel é promover a leitura na sociedade ituana, principalmente junto à população carente. Em três anos, recebeu 42 mil visitantes, entre alunos do Ensino Infantil, de 1ª a 4ª séries, além dos moradores da região. Leia mais!    

Biblioteca Municipal
- A Biblioteca Pública Municipal “Professor Olavo Valente de Almeida” ganhou um novo espaço no prédio da Secretaria da Cultura, ampliou horário de funcionamento e deve ter mais melhorias.
Comentários