ponto-turístico-igrejacarmo

Laurentino Gomes dá aula de história no lançamento de "1889" em Itu

Publicado: Domingo, 29 de setembro de 2013 por André Roedel

Escritor também distribuiu autógrafos em seu novo livro.

André Roedel/Itu.com.br
Foto
Laurentino Gomes autografa sua nova obra, "1889", durante evento no Plaza Shopping Itu
Veja as fotos desta notícia no Flickr veja fotos »

Por André Roedel

O escritor e jornalista Laurentino Gomes esteve no Plaza Shopping Itu na manhã de sábado, dia 28 de setembro, para lançar seu novo livro, “1889”, que fala sobre a Proclamação da República. O evento foi na verdade uma reunião da Academia Ituana de Letras (ACADIL) – da qual Laurentino faz parte – e contou com uma detalhada explanação do autor sobre sua mais recente obra.

“É uma grande honra estar aqui hoje e morar na cidade de Itu”, disse ele antes de iniciar sua longa (mas prazerosa) aula de história, que contou diversas curiosidades sobre os eventos que antecederam e sucederam a proclamação. O autor teve um árduo trabalho de pesquisa para chegar ao resultado final de “1889”, livro que fecha a trilogia histórica iniciada em “1808” e prosseguida em “1822”.

Laurentino contou com a ajuda de um grande estudioso de Itu, o professor Jonas Soares de Souza (ex-secretário de Cultura de Itu), que revisou o capítulo que trata da Convenção de 1873 corrigindo algumas informações. Segundo o autor, se essas informações tivessem sido publicadas “comprometeriam a minha reputação que, aliás, não é muito boa”, brincou.

O evento contou com apresentação musical do violinista José Tatângelo, que tocou clássicos de Vinicius de Moraes. Um dos pontos altos da solenidade foi a homenagem lida pela acadêmica Maria de Lourdes Sioli, que falou sobre a importância das obras de Laurentino Gomes para o momento político-social atual do Brasil.

Após a homenagem e sua explanação, Laurentino ainda foi agraciado com livros de outros integrantes da ACADIL. Na sequência, o autor participou de uma manhã de autógrafos em uma livraria do shopping e bateu papo com leitores de suas obras. Ao fim do evento, um grupo de pessoas ainda participou de um almoço com o escritor.

Tags: itu, cultura, literatura, história, plaza shopping itu, laurentino gomes, 1889, proclamação da república

  • Comentários