Cultura

Publicado: Terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Lançamento de livro encerra programação dos 405 anos de Itu

Evento ocorre nesta sexta-feira, dia 27 de fevereiro.

Lançamento de livro encerra programação dos 405 anos de Itu
Obra "África: nossa história, nossa gente

Com apoio da Prefeitura de Itu, a União Negra Ituana (Unei), em parceria com o escritor Ademir Barros dos Santos, realiza no dia 27 de fevereiro (sexta-feira), às 19 horas, o lançamento da obra “África: nossa história, nossa gente”. O evento, que faz parte das comemorações dos 405 anos de Itu, será realizado no Museu da Energia e contará com jogo de capoeira, uma Roda de Conversa com o tema “Autoestima negra x bullying” e sessão de autógrafos.

O livro, editado pela Mirarte, é resultado de um projeto selecionado no concurso Ideias Criativas, da Fundação Cultural Palmares, que teve 238 projetos concorrentes de todo o Brasil. O objetivo do concurso da Palmares foi apoiar ações inovadoras para valorização a cultura afro-brasileira. Os recursos foram provenientes do orçamento da Fundação e da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, ambas vinculadas ao Ministério da Cultura.

A obra de Ademir, um pesquisador da África e das africanidades herdadas por seus filhos, tem 272 páginas e está organizada em três partes: a primeira trata da África como o continente-berço da humanidade. Na segunda parte é analisada a diáspora imposta à população africana, retirada à força de seu continente e degradada à condição de escrava. E a terceira parte volta-se ao estudo da evolução da negritude no Brasil e as diversas formas de resistência ao processo escravista.

A Roda de Conversa será um diálogo com a comunidade, no qual o autor exercerá o papel de mediador e terá a participação da Secretária de Cultura de Itu, Allie Marie Queiroz, e também de Durce Gonçalves Sanches (Supervisora Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos – EJA), Alessandro José de Oliveira (Sociólogo) e Rosália Maria Rodrigues de Campos (presidente da Unei). De cada evento, pretende-se extrair uma pauta de ações concretas a serem adotadas. Ao final, a obra será comercializada a R$10,00.

O Museu da Energia fica na rua Paula Souza, 669, Centro - Itu/SP.

Sobre o autor

Radicado em Sorocaba, Ademir pesquisa e ensina sobre história e cultura de matriz africana no Núcleo de Cultura Afro-Brasileira da Universidade de Sorocaba (Uniso), bem como em outras instituições de ensino; faz intervenções eventuais em cursos de Direito e em matérias específicas de Filosofia e Teologia para discussões sobre preconceito, racismo e discriminação, além de apresentação do pensamento teológico de matriz africana.

Comentários