Cultura

Publicado: Quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Jovens carentes participam de oficinas de grafite em Itu

Atividade é ministrada pelo artista plástico Gus.

Jovens carentes participam de oficinas de grafite em Itu
Para o artista, esta é uma grande oportunidade de compartilhar seu conhecimento

Com o objetivo de levar arte, cultura e debater a importância do grafite como alternativa à pichação, o artista plástico Gustavo Vaz, conhecido como Gus, participa de uma série de oficinas voltadas a crianças e adolescentes de 5 a 17 anos que participam de projetos sociais oferecidos pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Itu.

Quase cem crianças participam das atividades que contam com dois módulos e trazem os temas: História do Grafite, Criatividade, Técnicas de Street Art, projeto e técnicas de pintura com spray. As oficinas têm término previsto para o dia 7 de novembro, quando os participantes irão confeccionar pinturas em painéis com as técnicas aprendidas durante as atividades.

Para o artista, esta é uma grande oportunidade de compartilhar seu conhecimento e mudar a vida dos participantes com a troca de ideias, fomentando a visão critica da arte e seu poder transformador. “Poder plantar uma semente do bem na vida dessas crianças através da arte é uma grande responsabilidade. Espero conseguir passar que a arte é livre e democrática”, explica.

As atividades são uma parceria do artista plástico Gus e do produtor cultural PC Pedro com a empresa Motirô Cultural e a Prefeitura de Itu.

Sobre o artista

Gustavo Vaz Camargo, o Gus, trabalha com design gráfico há dez anos. Publicitário por formação, ele foi influenciado pela cultura de rua, o skate, grafites e o movimento hip hop, e arriscou-se nas artes plásticas. E foi nesta experimentação artística que, desde 2010, Gus se lança em colagens, muros, quadros e onde mais a liberdade criativa o permitir. Nos últimos dois anos se dedicou a produção em estúdio, com a produção de desenhos, telas e pinturas.

Sua criação viaja pelo universo simples, numa brincadeira com o lúdico e infantil com personagens que expressam a liberdade num mundo de fantasias e crenças populares que trazem referências ao interior - como cidade e como introspecção. Seus trabalhos e intervenções já foram apresentados no interior de São Paulo, em cidades como Jundiaí, Itu, Porto Feliz, Salto, Indaiatuba e Cabreúva, onde mantém seu estúdio de criação.

As obras e produtos que trazem a reprodução de seus desenhos podem ser vistos na Galeria Gus, que fica na Rua Lauro B. Amirato, nº 25, no centro de Cabreúva. Aberto às terças e quintas, das 9h às 16h30, o espaço conta ainda com visitas agendadas previamente pelo telefone (11) 97428-2439 ou pelo e-mail [email protected]

Comentários