Educação

Publicado: Sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Ituanos lançam livro sobre o Ensino a Distância

"EaD na Prática" é um guia prático com visão da educação online.

Ituanos lançam livro sobre o Ensino a Distância
Obra tem participação dos ituanos João Ricardo Silveira Pupo e Dilermando Piva Júnior

O livro “EAD na Prática - planejamento, métodos e ambientes de educação online” foi lançado na noite de 9 de novembro, na Saraiva Megastore do Shopping Patio Paulista, em São Paulo. A obra tem participação ,dos ituanos João Ricardo Silveira Pupo e Dilermando Piva Júnior.

EaD na Prática é um guia prático para professores, coordenadores e alunos sobre como aproveitar de maneira eficiente, os ambientes de Educação a Distância mais comumente utilizados hoje no Brasil. O livro parte de uma visão geral e teórica sobre o que é Educação online e entra gradativamente nos processos pedagógicos dos ambientes virtuais de aprendizagem.

Ao longo dos capítulos, os autores descrevem suas experiências acadêmicas e profissionais sobre tópicos como as iniciativas da Educação online no Brasil ao longo dos anos, as principais barreiras a serem superadas por professores, profissionais e alunos na educação a distância, as correntes filosóficas, abordagens e modelos pedagógicos ideais para os diversos formatos de ensino, e as plataformas, como Moodle e BlackBoard, entre outras, ideais para uma perfeita interação educador-estudante.

O livro foi editado pela Campus/Elsevier, tem 216 páginas e é indicado para educadores e profissionais que trabalham com a Educação a Distância ou querem conhecer melhor esse novo processo.

Os autores

João Ricardo Silveira Pupo - É especialista em Docência do Ensino Superior com ênfase na área de Educação a Distância, possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atuou como docente em Comunicação Empresarial nos cursos de Recursos Humanos, Logística, Marketing e Segurança do Trabalho, e em Técnicas de Redação para Web no curso de Sistemas para Internet, e em Metodologia da Pesquisa Científica e Tecnológica dos cursos de Redes de Computadores e Ciência da Computação do Ceunsp. Como jornalista, foi vencedor do prêmio Otto Lara Resende. Atualmente trabalha como Assessor de Comunicação da Prefeitura de Itupeva.

Dilermando Piva Júnior
- É coordenador de Educação a Distância do Centro Paula Souza para o Ensino Superior (Fatecs). Doutor em Engenharia de Computação pela UNICAMP na área de Automação – Inteligência Artificial e Ensino à Distância. Professor da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba e responsável técnico do Centro Paula Souza no convênio com a UNIVESP. É professor da PUC-Campinas. Atua nas áreas de Educação a Distância, Programação (Algoritmos e Engenharia de Software), Inteligência Artificial, Tecnologia educacional e Gestão Educacional. Autor de dezenas de artigos nacionais e internacionais e de livros na área de tecnologia educacional. Avaliador do Ministério da Educação e do Conselho Estadual de Educação do Estado de SP.

Luciano Gamez
- É doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui larga experiência em planejamento, gestão e docência em Educação a Distância, produção editorial impressa e digital. É gestor de projetos educacionais em EaD e docente nas áreas de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, Tecnologias Aplicadas à Educação, Avaliação da Aprendizagem, Formação de Professores, Planejamento, Gestão e Docência da Educação a Distância.

Saullo Hanniel Galvão de Oliveira - É graduado em Computação pela Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba. Atualmente trabalha como gestor de projetos em informática e telecomunicações. É professor de disciplinas na área de Banco de Dados em cursos superiores de tecnologia.

Comentários