Cultura

Publicado: Quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Itu tem atividades especiais na 8ª Primavera dos Museus

Confira a programação dos museus da cidade.

Itu tem atividades especiais na 8ª Primavera dos Museus
Evento cultural ocorre de 22 a 28 de setembro

A 8ª edição do evento Primavera dos Museus acontece de 22 a 28 de setembro, com o tema norteador “Museus Criativos”. Este ano, 761 instituições culturais brasileiras, espalhadas em 389 cidades, irão desenvolver 2.436 atividades das mais diversas tipologias – exposições, debates, exibição de filmes, oficinas, visitas monitoradas, dentre outras.

O município de Itu também participará da ação com diversas atividades promovidas pela Biblioteca do Museu Republicano, Museu da Energia, Museu da Música, Museu de Arte Sacra Padre Jesuíno do Monte Carmelo e pelo Museu Republicano "Convenção de Itu".

A Primavera dos Museus, que acontece anualmente desde 2007, é o resultado de uma ação conjunta entre as instituições museológicas de todo o país e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O Instituto lança um tema e convida os museus brasileiros a desenvolverem programações especiais para serem realizadas no início da Primavera.

Os museus que participam da ação têm conseguido alcançar importantes resultados, como o aumento da visitação, maior envolvimento da comunidade, fortalecimento da imagem do museu e o aumento de sua visibilidade.

> Programação em Itu:

Biblioteca do Museu Republicano
A Biblioteca do Museu Republicano participa da edição realizando um Mini Workshop de Escrita Criativa e apresentando a mostra bibliográfica "Projeto Efemérides – Igreja Matriz de Nossa Senhora Candelária: olhares diversos". Leia mais!

Museu da Energia

O Museu da Energia sedia o "Cine Jardim", quando o jardim da unidade museológica será transformado em cinema ao ar livre com a exibição do filme “Nosferatu” (de 1922), e com a participação da banda Quarto de Badulaques, de Jundiaí. Leia mais!

Museu Republicano
Neste ano, o Museu promove a oficina educativa "Jardim Quatro Estações" e mostra educativa sobre azulejaria portuguesa. Também exibirá mostras de acervos. Leia mais!   

Museu da Música e Museu de Arte Sacra
Entre os dias 17 de setembro e 3 de outubro, o Museu da Música e o Museu de Arte Sacra prepararam uma programação especial com concertos, ação educativa e mostra. Leia mais!

Comentários