Cultura

Publicado: Terça-feira, 24 de abril de 2018

Itu será a "Capital Nacional da Poesia" nessa semana

De 26 a 29/4 ocorre o XII Congresso de Poetas Brasileiros.

Itu será a "Capital Nacional da Poesia" nessa semana

A Estância Turística de Itu será a Capital Brasileira da Poesia no período de 26 a 29 de abril. Neste período acontecerá o XII Congresso da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro, quando estarão em Itu poetas vindos de todos os rincões do Brasil, para apresentarem sua arte em escolas, asilos, hospitais, espaços da melhor idade, ruas, bares e praças públicas.

“Será uma revoada de poetas para a Estância Turística de Itu”, diz Aline Romariz, presidente da ANLPPB, em nome da paz e do desenvolvimento pessoal e cultural, através da poesia.

A programação do XII Congresso terá lançamento de livros e diversas atividades culturais em escolas, com o envolvimento de milhares de estudantes do Ensino Fundamental e Médio, além de trabalhos específicos voltados para a melhor idade, hospitais e surdos.

Apresentação na Praça

Um dos pontos principais do encontro será a reunião na Praça Padre Miguel (Matriz), no dia 28 (sábado), das 9h às 16h, aberta ao público em geral, com lançamento de livros dos Poetas Brasileiros, brincadeiras com crianças, jovens e adultos, apresentação do Coral da Escola Som Maior de Salto e do Coral da Melhor Idade de Itu, declamação de poesias, contação de estórias para crianças, jovens e adultos, Folia de Reis, entre outros.

Varal Poético

Nesta data, dia 28, na Praça da Matriz, será instalado aquele que promete ser o “maior varal poético” já visto, com centenas de poesias e poemas escritos por alunos do Ensino Fundamental e Médio de dezenas de escolas ituanas.

Caminhada Poética e Sessão Solene

Ainda no dia 28, a partir das 19h30, a cidade presenciará um momento único, quando acontecerá a Caminhada Poética, com seresta. Os poetas brasileiros sairão do Hotel Colonial com destino à sede do Sincomércio, onde, a partir das 200h acontecerá a Sessão Solene da Academia, com a posse dos Neo-Acadêmicos. Esta solenidade é pública e, assim, aberta ao público em geral. “Um momento único e encantador”, afirma o anfitrião do evento em Itu, o poeta ituano Sidarta Martins.

No dia 29 (domingo), pela manhã, no Hotel Colonial, acontecerá a Sessão Fechada, quando os acadêmicos decidirão os próximos passos da Academia e escolherão a cidade que abrigará o próximo congresso em outubro de 2018.

Portal do Poeta Brasileiro, uma Breve História

O Portal do Poeta Brasileiro conta com dezenas de poetas espalhados pelo Brasil. Foi criado em 2007, pela poeta Aline Romariz, com o intuito de propagar a arte poética e resgatar os valores e a importância da poética e da cultura de nosso povo.

Em dezembro de 2012 foi criada a Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro (ANLPPB), com o objetivo de escolher líderes, em todos os estados brasileiros, os quais têm a incumbência de formar núcleos em suas regiões, podendo, assim trabalhar mais efetiva e diretamente em prol de nossa meta maior: A VALORIZAÇÃO DO POETA VIVO, e desenvolver projetos que possam agregar valores, como o incentivo à leitura e o resgate de nossa cultura, tão imprescindíveis na formação educacional de todo indivíduo.

É a parcela do Portal na direção desse resgate em um país com altos índices de analfabetismo e de pouca preocupação com a expectativa de criar formadores de opiniões, processo, sem o qual, acreditamos, é impossível de acontecer.

Paralelamente, a razão do Portal é andar pelo Brasil formando elos, aumentando a perspectiva poética de cada escritor, numa viagem de descobertas líricas e culturais, indispensáveis ao aprimoramento poético e à formação ética e de equipe, com o objetivo de prepará-los para a execução dos trabalhos nos diversos núcleos.

Duas vezes ao ano, poetas de todo Brasil reúnem-se para, além de divulgar a arte poética, discutirem projetos em andamento e apresentação de novas propostas.
Os Encontros do Portal já aconteceram em Salto, Campinas, Jales e Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo; Maceió/AL, Londrina/PR, Rio de Janeiro e Petrópolis/RJ, Brasília/DF, e na Cidade de Rio Preto, em Minas Gerais. Já chegou a Tarento, na Itália, a convite da Associação Falanthra, cujo objetivo se assemelha ao do Portal do Poeta Brasileiro. Aquela associação foi criada a partir da interação cultural com a Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro.

Nos diversos encontros a preocupação é interagir com artistas da cidade escolhida, conhecendo mais detalhadamente seus trabalhos com a poesia, discutindo meios de propagação dessa arte e, no decorrer do ano, aprimorar fórmulas e formas para que a cultura poética tenha vez e voz em nossa "Aldeia".

Em abril de 2013, os integrantes do Portal estiveram, em comitiva, no Senado Federal, lançando uma Coletânea intitulada "Manifesto Poético Pela Paz", onde houve a oportunidade de mostrar este importante trabalho à então Diretora Geral do Senado Federal, Sra. Doris Marize R. Peixoto e ao Senhor Júlio Linhares, Secretário da Comissão de Educação Cultura e Esporte, como também a diversos senadores.

Além de muitos outros projetos o Portal desenvolve o Projeto Ondulações que visita asilos, presídios, escolas e albergues, levando a poesia, e outros pequenos Projetos, como o Poesia na Bandeja, onde são servidos ou deixados em algum lugar, fragmentos poéticos ao alcance da população.

Paralelo a tudo isso, há a Web Rádio, onde procura-se divulgar e enaltecer nossos Poetas e a música brasileira, incentivando a criação de Saraus mensais nos núcleos espalhados pelo Brasil.

Comentários