Cultura

Publicado: Segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Itu recebe exposição multissensorial com grãos de café

"Campoamor" é da artista Raquel Fayad.

Crédito: Stefânia Sangi Itu recebe exposição multissensorial com grãos de café
Raquel coleciona guardanapos manchados e desenha sobre o papel, de forma repetida, caracterizando-os como monotipias

A partir do dia 18 de novembro (sábado), os ituanos poderão conferir a exposição multissensorial "Campoamor", de Raquel Fayad. As memórias e experiências da artista apresentam o café de forma afetiva, como matéria pictórica plástica, que aguça o olfato e a audição do visitante. A abertura acontece às 10h, quando será possível tomar um café com Raquel. 

A produção artística está na instalação feita na Sala Rolim Amaro, espaço expositivo da Fundação Marcos Amaro, em Itu. Os desenhos apresentados na mostra refletem o que já foi: encontros, conversas, silêncio e contemplação, mas mantêm-se como registros. 

A borra do café torna-se um pigmento natural nas mãos da artista - que construiu uma relação multissensorial com o grão aromático. A tonalidade sépia, remete ao passado; os sons, ao rastelo e o cheiro, aos afetos.

“Odores, café, borra de café, xícaras, sabor, papel, nanquim, palavras, grãos de café, ancinho de madeira, fogo, ruídos, transparência, velar, apagamento e o pó do café são partes da exposição Campoamor”, conta o curador Ricardo Resende.

Raquel coleciona guardanapos manchados e desenha sobre o papel, de forma repetida, caracterizando-os como monotipias. 

Oficina

Raquel também fará uma oficina durante o período expositivo. A vivência artística acontece no espaço da mostra, no dia 7 de dezembro, das 17h às 20h. A partir de dinâmicas apresentadas pela artista, os participantes serão orientados a se expressar artisticamente.

Inscrições pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (15) 99784-7146. 
 
Serviço:
Exposição Campoamor
Sala Rolim Amaro
Antiga Fábrica São Pedro
Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9 - Itu/SP
Terças, quartas e sextas-feiras, de 10h às 18h.

Comentários