Cultura

Publicado: Terça-feira, 12 de maio de 2015

Itu participa da 13ª Semana Nacional de Museus com atividades diversas

Confira as programações especiais na cidade!

Itu participa da 13ª Semana Nacional de Museus com atividades diversas
Ação organizada pelo Ibram

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), quando os museus brasileiros, convidados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), desenvolvem uma programação especial em prol dessa data. O tema norteador dos eventos é proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom).

Neste ano, a sua 13ª edição ocorrerá entre os dias 18 e 24 de maio, quando instituições museológicas de todo o país promoverão atividades em torno do tema “Museus para uma sociedade sustentável”. A cidade de Itu também participará da celebração, com atividades diversas realizadas por seus museus.

Um total de 1.387 instituições estão participando com 4.570 atividades inscritas. Confira as programações em Itu:

Espaço Memória Capoava
O "Espaço Memória", situado dentro da Fazenda Capoava em Itu participará da 13ª Semana com um Passeio Fotográfico - Trilha Ecológica no dia 23 de maio (sábado), das 8 às 12h. A atividade tem 30 vagas, com roteiro programado e tarde livre para passeio na fazenda. Leia mais!

Museu da Energia
O Museu da Energia preparou uma programação recheada de atrações para celebrar a Semana de Museus. Entre as atividades haverá visitação gratuita das exposições: “Os ituanos e a chegada da luz”, “História, Energia e Cotidiano”, “Fragmentos do Cotiano” e “A luz do Nobel”. Também acontece no dia 17 de maio a 6ª edição do projeto Arte no Beco, que oferece música e arte para toda a família. Leia mais!

Museu da Música
O Museu da Música – Itu também participará, entre os dias 17 e 20 de maio, da Semana de Museus. A programação gratuita busca ampliar o público que participa das atividades do museu, bem como valorizar a cultura popular ituana. Haverá abertura de mostra, tradicional Cortejo Solene da Bandeira do Divino, discussão sobre “Ação Educativa em Museus” e ação educativa “A Moda da Viola”. Leia mais!

Museu Republicano
O Museu Republicano "Convenção de Itu" promove um curso de introdução à conservação de têxteis nos dias 18, 19 e 20 de maio. As inscrições já estão encerradas, mas haverá nova turma em junho. Além disso, as exposições "Itu em Fotografias e Postais" e "Escolas e educação nas décadas iniciais da República" ficam abertas para visitação de terça a domingo.

Comentários