Cultura

Publicado: Terça-feira, 20 de setembro de 2016

Itu ganha destaque no "X Encontro Brasileiro de Palácios, Museus"

Duas experiências ituanas fazem parte do evento.

Crédito: Arte/Divulgação Itu ganha destaque no "X Encontro Brasileiro de Palácios, Museus"
Edição inclui debates sobre a criação e manutenção de Museus-Casas como espaços de memória regional

Duas experiências ituanas estão sendo destaque no "X Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casa e Casas Históricas", que ocorre entre os dias 19 e 21 de setembro, na capital paulista, como parte da programação da 10ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Com o tema "Museu, Identidades e Territórios" esta edição do encontro incluirá debates sobre a criação e manutenção de Museus-Casas como espaços de memória regional e de ações culturais. Trata-se de um fenômeno em expansão no mundo: na cidade ou no campo, são propriedades onde viveram e atuaram personagens históricos importantes, abertas ao público para que, conhecendo a história do local e dos seus ilustres moradores, os visitantes aprendam mais sobre a história local e nacional.

No dia 19 de setembro, na Fundação Ema Klabin (um museu-casa na capital paulista), Silvia Czapski participou do painel de "Depoimentos e Experiência Locais", falando da Fazenda São Miguel, pertencente à sua família desde meados do século passado, atualmente não aberta à visitação pública. Mais conhecida como sede da Associação Ituana de Proteção Ambiental (AIPA) entre 1986 e 2006 - período em que recebeu forte visitação, promovendo atividades voltadas à educação ambiental - a fazenda abrigou por décadas um atelier de Alice Brill, esposa de Dr. Juljan Czapski que presidia a ONG.

Além de pintar inspirada na paisagem local, a artista usava o espaço também para preparar aulas de arte e criatividade na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocínio (atual Ceunsp), nos anos 1970, e as oficinas voluntárias de arte e ecologia da AIPA, nas décadas seguintes.

Já nesta quarta-feira, dia 21 de setembro, último dia do encontro, no Palácio dos Bandeirantes e sob o tema "Memórias e heranças culturais no museu-casa histórica", João Pacheco Neto relatará a experiências com a promoção de eventos e visitas na conhecida casa bandeirista Chácara do Rosário, da família desde o século 18 e que – após o ciclo das Bandeiras - viveu os ciclos da cana de açúcar, do café, das cerâmicas e o atual de turismo.


Serviço:
"X Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casa e Casas Históricas"
Palácio dos Bandeirantes
Endereço: Avenida Morumbi, nº 4500, no Morumbi - SP
Horário: das 13h às 18h 

Comentários