Cultura

Publicado: Sexta-feira, 9 de junho de 2017

InterFoto Itu 2017 comemorará 50 anos de carreira de Araquém Alcântara

Festival ocorrerá entre os dias 12 e 16 de julho.

InterFoto Itu 2017 comemorará 50 anos de carreira de Araquém Alcântara
Araquém Alcântara é um dos maiores nomes da fotografia brasileira

Apontado como um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil e considerado um dos maiores nomes em atuação, Araquém Alcântara completa neste ano, 50 anos de carreira. Em alusão a este feito, serão realizadas algumas comemorações, sendo que a primeira, acontecerá no mês de julho, durante o “InterFoto Itu 2017”. Além de uma grande exposição, o fotógrafo promoverá um workshop, que terá duração de dois dias.

Com curadoria de Eder Chiodetto, a mostra, intitulada como “Araquém Alcântara: Colecionador de Mundos”, poderá ser apreciada gratuitamente todos dias do InterFoto no Espaço Fábrica São Luiz, principal prédio que abrigará o Festival. Composta por 54 painéis fotográficos, a exposição trará uma completa retrospectiva de sua carreira, escolhidas “a dedo” pelo artista. Assim conta: “O curador Eder Chiodetto e eu nos baseamos nas fases da carreira. No início dos anos 70 as fotos do cais de Santos, das prostitutas, o mar, a praia, o cotidiano da cidade etc... Em seguida a visão dos horrores de Cubatão, poluição, miséria... Nos anos 80 a descoberta da floresta atlântica e a descoberta dos ecossistemas brasileiros: serrado, caatinga, Amazônia, os bichos. O canto da aldeia virou um canto universal. A matriz criativa se deslocou de uma pequena cidade para todo o Brasil, as imagens da exposição refletem a minha trajetória como interprete do país”.

Já o workshop será promovido na Chácara do Rosário, nos dias 15 e 16 de julho. Na oportunidade, Araquém comentará as fotos mais emblemáticas da sua carreira e irá analisar as principais fotos dos alunos produzidas na aula prática. Também irá comentar sobre equipamentos ideais de fotógrafo de natureza e dicas técnicas para uma melhor tomada de fotos.

Para se inscrever, os interessados deverão entrar em contato pelo telefone (11) 3044-1013 ou pelo e-mail [email protected] (colocar no assunto “Workshop Interfoto Itu”).

Araquém dedica-se integralmente à documentação da natureza e povo brasileiro desde a década de 70. Foi o primeiro fotógrafo a documentar todos os parques nacionais do Brasil e a produzir uma edição especial para a National Geographic Society denominada “Bichos do Brasil”.

Em seu currículo, constam 47 livros sobre temas ambientais (mais de 80 mil unidades vendidas de “Terra Brasil”), 22 livros em co-autoria, 75 exposições individuais, inúmeros ensaios e reportagens para jornais e revistas de diversos países.

É colecionador de diversos prêmios nacionais (32) e internacionais (5). Os destaques são: Prêmio Dorothy Stang de Humanidade, Tecnologia e Natureza – categoria Humanidade, 2007; Prêmio Fernando Pini, de melhor livro de arte do ano, com a obra “Mar de Dentro”, 2007; Prêmio Jabuti para o livro “Amazônia”, na categoria Arquitetura e Urbanismo, Fotografia, Comunicação e Artes, 2006; Prêmio “Von Martius”da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, categoria Natureza, 2002; Prêmio Abril de Jornalismo nos anos 1998,2001 e 2010; Prêmio Aquisição da Coleção MASP- Pirelli em 1996; Prêmio Associação Paulista de Críticos de Artes-APCA, pela exposição “Saudade Moderna”, na reinauguração da Pinacoteca do Estado, em 1986 e o Prêmio Unicef “Presença da Criança nas Américas”, Colômbia, 1981.

Possui fotos em acervos de vários museus e galerias, entre eles o Museu do Café, em Kobe, Japão; Centro Cultural Georges Pompidou em Paris, Museu Britânico em Londres, Museu de Arte de São Paulo (MASP) e Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo.

Priorizando a fotografia como expressão plástica e instrumento de transformação social, Araquém Alcântara é, hoje, um dos mais combativos artistas em defesa do patrimônio natural do país.

Outros nomes

Além de Araquém, outros nomes irão expor durante o Festival. Bella Tozini estará com a mostra “Lacração”; Filipe Britto com “Cheiro de Tempestade: a Iminência e Suspensão Parcial”; Paula Pedrosa com “Diorama”; Renata Guarnieri com “Janelas das Almas – Incluindo olhares”; Hélio Nobre com “Rituais Brasileiros”; José Rosael com “Women’ Secret”. Participarão também Sérgio Roberg, Ana Almeida, Paulo Kawall, Bulb f22 e alunos do EMEJA Profa. Maria da Glória Amirat. Haverá ainda duas exposições que contarão com trabalhos selecionados pelas convocatórias “Portas e Janelas de Itu” e “Do outro lado”.

O Festival

Em sua 4ª edição, o InterFoto Itu 2017 será realizado de 12 a 16 de julho, em Itu, município localizado no interior paulista, e acontecerá nos seguintes espaços: Fábrica São Luiz, Museu Republicano "Convenção de Itu", Museu da Energia e Beco.

Além das exposições, o evento contará com um varal de fotos organizado pelo grupo Fotógrafos Saltenses e também com outros workshops, todos relacionados a fotografia. Estes serão gratuitos. Em breve será divulgada a programação completa e a forma de participação.

Serviço:
InterFoto 2017
De 12 a 16 de Julho
Programação completa disponível em www.interfotoitu.com.br
• Espaço Fábrica São Luiz
Rua Paula Souza, 492 – Centro – Itu/SP
• Museu da Energia, das 10h às 17h
Rua Paula Souza, 669 – Centro – Itu/SP
• Museu Republicano Convenção de Itu, das 10h às 17h
Rua Barão do Itaim, 67 – Centro – Itu/SP
• Chácara do Rosário
Rod. Convenção Republicana, s/n – Canjica – Itu/SP

Comentários